SEO do Instagram

SEO do Instagram: 7 dicas para aumentar sua visibilidade

Se você estiver usando o Instagram para divulgar seus negócios, a melhor maneira de garantir o sucesso é aumentar seus seguidores primeiro. Quanto mais pessoas você conseguir alcançar, maiores serão suas chances de impulsionar as vendas. Portanto, a otimização do Instagram é uma obrigação.

Para aumentar seus seguidores, você precisa ser encontrado na plataforma. Essa é a parte mais complicada porque o SEO do Instagram é um pouco diferente do SEO normal do Google que você está acostumado, então demora um pouco para se acostumar.

Este guia mostra algumas das melhores maneiras de otimizar a pesquisa do Instagram e por que você deve se preocupar com a otimização do Instagram em primeiro lugar. Vamos pular direto.

Por que otimizar para o Instagram?

Quando você trabalha na área de marketing de uma montadora divulgar os principais lançamentos para 2023 dos veículos da sua empresa, trabalhar nas redes sociais faz todo o sentido. Mas por que você precisa da otimização do Instagram em primeiro lugar? Por que o Instagram é tão importante que você deve dedicar seu tempo para ser encontrado na plataforma? Aqui estão algumas estatísticas para responder às suas perguntas:

  • O Instagram tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos – 1 bilhão de usuários que você poderia alcançar com as táticas corretas de SEO do Instagram.
  • Dois terços da base total de usuários do Instagram têm 34 anos ou menos. Isso é crucial com o crescente poder de compra dessa faixa etária. Uma análise até descobriu que o poder de compra dos millennials e da geração Z combinados estava perto da marca de US$ 3 trilhões.
  • As pessoas gastam aproximadamente 53 minutos por dia no Instagram . Isso representa uma parte significativa do dia deles, o que aumenta suas chances de engajar clientes em potencial na plataforma.
  • 83% das pessoas estão usando o Instagram para descobrir novos produtos ou serviços. Isso significa que o conteúdo da sua marca no Instagram pode efetivamente ajudá-lo a atrair clientes em potencial.
  • De acordo com o Facebook IQ , após ver um produto ou serviço no Instagram, 79% das pessoas buscaram mais informações enquanto 65% visitaram o site ou aplicativo da marca. 46% até fizeram uma compra (online ou offline) e 31% seguiram a conta da marca.

O que torna o SEO do Instagram diferente?

No Instagram o algoritmo funciona diferente de plataformas de busca como o Google, por exemplo, sendo assim, se você pesquisar no Google dicas para escolher uma empresa de mudanças, ou onde comprar doces com desconto, se fizer a mesma pesquisa no Instagram, o resultado será diferente, pois seu tipo de marketing e outbound marketing, de intromissão, diferente de mecanismos de pesquisa. 

Os dados acima mostram o quão importante é ser encontrado no Instagram, pois pode ser o que alimenta sua aquisição de clientes.

No entanto, uma coisa a notar é que ser encontrado no Instagram não funciona como nos mecanismos de pesquisa populares, como o Google. Por um lado, as hashtags fazem mais diferença do que as palavras-chave, embora as palavras-chave ainda desempenhem um papel pequeno.

Ao mesmo tempo, adicionar hashtags à sua biografia não ajudará sua conta a aparecer nas pesquisas por essas hashtags. Além disso, incorporar palavras-chave no nome do seu perfil e no identificador do Instagram melhora sua descoberta mais do que adicioná-las ao seu conteúdo. Então, tudo isso pode ficar um pouco confuso se você é novo no Instagram SEO.

É exatamente por isso que criamos este post – para ajudá-lo a descobrir as melhores táticas de otimização do Instagram para que você possa ser encontrado na plataforma.

7 dicas para otimizar o Instagram

Aqui estão algumas das melhores ideias de SEO do Instagram para melhorar sua descoberta e alcance na plataforma:

1. Otimize seu perfil para pesquisa

A função de pesquisa do Instagram funciona um pouco como o Google, pois oferece os perfis mais relevantes com base no seu termo de pesquisa. De acordo com o Instagram , os resultados da pesquisa dependem de vários fatores, incluindo as contas que você segue e às quais está conectado.

Além disso, as postagens que você gosta no Instagram têm uma grande influência para determinar a relevância. Além disso, as palavras-chave também desempenham um papel crítico.

Portanto, ajuda se você puder otimizar seu perfil do Instagram com palavras-chave para aparecer em pesquisas relevantes. Veja como:

  • Nome e nome de usuário – Incorporar uma palavra-chave primária em seu nome e nome de usuário é uma boa maneira de melhorar suas chances de aparecer em pesquisas relevantes. Por exemplo, veja na imagem abaixo como uma busca pela palavra-chave “interiores” traz perfis que possuem a palavra-chave em seu nome, nome de usuário ou ambos

Para nomes de usuário, isso nem sempre é possível, pois normalmente você precisa manter o nome oficial da sua marca. Mas você pode encontrar uma maneira de brincar com o nome do perfil em sua biografia, como é o caso de @luxemagazine e @oka acima.

  • Bio – Sua biografia também é um ótimo lugar para adicionar palavras-chave para as quais você deseja classificar. Você pode usar este espaço para descrever sua empresa com palavras-chave secundárias relevantes. Por exemplo, digamos que você queira segmentar a palavra-chave “salão”, então você também pode incluir palavras-chave secundárias como “estilização”, “maquiagem” ou “reformas” em sua biografia.

2. Escreva legendas otimizadas para palavras-chave

Na página Explorar do Instagram, você só pode pesquisar conteúdo usando hashtags e tags de localização. Além disso, o Instagram também fornece recomendações de conteúdo personalizadas para cada usuário com base em seus interesses e interações.

Por exemplo, se você “curtir” regularmente postagens relacionadas a comida, sua página Explorar provavelmente exibirá conteúdo alinhado ao tipo de conteúdo pelo qual você demonstrou interesse. É aí que entram as legendas das postagens.

O algoritmo da página Explorar do Instagram usa uma estrutura de incorporação de contas que ajuda a identificar contas que são tipicamente semelhantes entre si. Essa estrutura aprende o que uma palavra representa com base no contexto. Além disso, identifica como certas contas são relevantes umas para as outras com base nas palavras-chave usadas em biografias, nomes e nomes de usuário, bem como legendas.

É exatamente por isso que escrever legendas descritivas com palavras-chave relevantes aumentará suas chances de aparecer na página Explorar de usuários relevantes. O Instagram usará as palavras-chave nas legendas de suas postagens para determinar quais tópicos de interesse se alinham à sua conta.

Veja a legenda descritiva no post a seguir relacionada à fotografia de natureza e vida selvagem, por exemplo.

3. Considere as hashtags como palavras-chave

No Instagram, as hashtags funcionam como as palavras-chave nos mecanismos de pesquisa comuns – elas ajudam os usuários a descobrir conteúdo relevante. Quando você pesquisa uma determinada hashtag, ele mostra todas as postagens marcadas com essa hashtag. Da mesma forma, marcar sua postagem com uma determinada hashtag significa que a postagem será exibida quando alguém pesquisar essa hashtag específica.

Portanto, é crucial marcar suas postagens com hashtags relevantes para o conteúdo para que você possa atrair o público certo. Mas tente não sobrecarregar o espaço da legenda com hashtags, pois pode ser uma monstruosidade. Embora você tenha a liberdade de usar até 30 hashtags, certifique-se de encontrar a densidade de hashtag certa para suas postagens. Você pode executar testes para encontrar o número perfeito para você.

Por exemplo, a postagem a seguir tem cerca de 20 hashtags relevantes para a imagem.

Mas lembre-se de que o Instagram levará em consideração outros fatores, como engajamento e relevância da conta, ao classificar sua postagem nos resultados de pesquisa de hashtag. Portanto, quanto mais engajamento você obtiver, maior a probabilidade de sua postagem aparecer em pesquisas de hashtag relevantes.

Portanto, é essencial considerar o tempo de postagem, a qualidade da imagem etc., para melhor engajar seu público e melhorar a visibilidade do conteúdo. Claro, você deve sempre publicar apenas conteúdo de alta qualidade se quiser chamar a atenção do seu público. Você também pode descobrir o melhor horário para postar no Instagram para sua marca e tentar agendar suas postagens no Instagram para a hora do dia em que seus seguidores provavelmente estarão ativos e engajados.

4. Aproveite ao máximo o texto alternativo

O Instagram tem um recurso que permite escrever texto alternativo para descrever vividamente sua foto em detalhes. O aplicativo lê a descrição da imagem usando um leitor de tela que permite ouvir o que a foto contém. Esse recurso de texto alternativo foi originalmente destinado a ajudar os usuários com deficiência visual a entender o conteúdo visual do Instagram.

Além de melhorar a experiência do Instagram para usuários com deficiência visual, você também pode usar esse recurso para o SEO do Instagram. A ideia é usar palavras-chave em seu texto alternativo para ajudar o algoritmo do Instagram a entender melhor o que a imagem contém e como ela pode ser relevante para determinados usuários.

Embora o Instagram gere automaticamente texto alternativo para suas imagens, certifique-se de editar esta seção para torná-la mais descritiva, pois a lista gerada automaticamente pode não ser detalhada o suficiente. Para escrever seu próprio texto alternativo, selecione “Configurações avançadas” antes de terminar de compartilhar uma imagem.

Nas configurações avançadas, toque na opção “Escrever texto alternativo”.

Em seguida, escreva seu texto alternativo para descrever com precisão a imagem enquanto também implementa algumas palavras-chave relevantes. Toque em “Salvar” e compartilhe a postagem.

5. Incentive a marcação

Outra maneira de aumentar a descoberta no Instagram é ser marcado. Quando as pessoas marcam sua conta em suas postagens ou no Instagram Stories, outras pessoas poderão clicar no seu perfil. Portanto, há uma boa chance de atrair um público ainda maior quanto mais você for marcado.

Por exemplo, você pode incentivar as pessoas a marcar você em suas fotos de seus produtos para ter a chance de aparecer em suas postagens. Você pode então repassar algumas de suas fotos para mostrar o quanto você as aprecia. Mesmo se você quiser manter uma estética de feed consistente, ainda poderá compartilhar suas postagens em suas histórias do IG.

Como alternativa, você também pode realizar promoções e brindes que envolvam a marcação de sua conta. Essa é uma ótima maneira de aumentar o número de tags porque as pessoas têm mais chances de participar quando há uma chance de ganhar algo.

Confira como a Benefit Cosmetics realiza um sorteio, incentivando as pessoas a compartilhar a publicação em seus Stories e marcar a marca para entradas extras.

6. Evite o SEO Black Hat

Quando você está lutando para ganhar visibilidade por um tempo, pode ser fácil ficar tentado por correções rápidas na forma de táticas de SEO black hat do Instagram. Mas lembre-se de que essas correções rápidas são apenas temporárias. Eles não oferecem visibilidade autêntica na plataforma, o que pode prejudicar seu desempenho a longo prazo.

Além disso, o Instagram continua a reprimir contas que empregam repetidamente táticas suspeitas para ganhar visibilidade na plataforma. Isso inclui o uso de bots para gerar curtidas falsas e seguidores falsos. Assim, é melhor construir uma visibilidade genuína, mesmo que demore um pouco de tempo e esforço.

7. Acompanhe e Otimize

Assim como você analisa o impacto de seus esforços regulares de SEO, também é crucial que você avalie como seus esforços de otimização do Instagram estão valendo a pena. Para ficar no topo do seu jogo, faça uma auditoria em sua conta do Instagram regularmente. Verifique se você está fazendo as perguntas certas:

As mudanças valeram a pena? Eles tiveram algum impacto na visibilidade? O que você poderia fazer para causar um impacto ainda maior? Você pode obter a resposta para todas essas perguntas assim que começar a acompanhar seu desempenho no Instagram.

Se você tiver uma conta comercial ou um perfil de criador no Instagram, obterá uma ferramenta de análise abrangente para medir o desempenho da sua conta.

Essa análise integrada é ótima para entender insights de postagens individuais. Além disso, ele fornece uma análise detalhada do alcance e das impressões, além de como você conseguiu atrair cada espectador – seja de casa, hashtags, perfil e assim por diante.

Não se esqueça de ter uma ideia melhor das diferenças entre alcance e impressões para que você possa entender como essas duas métricas desempenham um papel no seu desempenho geral.

Além das análises integradas do Instagram, certifique-se de investir em uma ferramenta de análise ainda mais abrangente

A ferramenta Keyhole Social Media Account Analytics , por exemplo, fornece análises competitivas e insights de seguidores, além de medir o desempenho. Mais importante, ele fornece recomendações para aumentar seu engajamento – desde o melhor momento para postar até a duração ideal da postagem.

Assuma o controle do grama com o SEO do Instagram

Sua conta do Instagram pode fazer toda a diferença entre ser uma marca vencedora e ser apenas mais um negócio. Portanto, aumente a visibilidade na plataforma com o SEO eficaz do Instagram e aumente o reconhecimento da sua marca entre um público relevante. Aproveite ao máximo as dicas de otimização do Instagram fornecidas acima para ser encontrado na plataforma.