Guia completo: Linkedin para corretores imobiliários

O LinkedIn é a maior rede social de profissionais: são mais de 500 milhões de usuários no mundo. Só o Brasil, é o 3º mercado da ferramenta, com mais de 30 milhões de usuários.

Esses números revelam que a rede social vai além da contratação de profissionais e hoje é uma excelente oportunidade para corretores de imóveis que têm interesse em aumentar seu resultado na internet.

Entre as oportunidades no Linkedin estão: converter em até 64% o número de visitas em sites corporativos, além da chance de 51% de gerar novos leads e fechar negócio pelo contato na rede.

Para os corretores imobiliários, esses dados podem ser muito valiosos uma vez que fazendo bom uso da rede social é possível se posicionar como autoridade, aumentar o reconhecimento de marca, encontrar profissionais e potenciais compradores, além de aumentar as vendas.

Características do LinkedIn que os corretores imobiliários precisam conhecer

Antes de criar um perfil ou até mesmo uma página empresarial, é importante ter em mente que o LinkedIn funciona de forma diferente de outras redes sociais.

A primeira característica que os corretores imobiliários devem conhecer é o profissionalismo. No LinkedIn é importante manter um comportamento sério ao compartilhar conteúdo, criar conexões e abordar outros usuários.

Outro ponto importante do LinkedIn está no relacionamento. As maiores empresas do mundo estão lá, o que dá oportunidade de se conectar com grandes players do mercado. Em paralelo, deixe para compartilhar sobre sua vida pessoal no Facebook e Instagram.

Quando o assunto é compartilhamento, ter atenção ao conteúdo publicado é fundamental. Utilize o LinkedIn para compartilhar notícias, dados sobre o setor e outras informações relevantes para o seu público.

Além de se conectar com potenciais clientes, o LinkedIn é a ferramenta ideal para encontrar profissionais qualificados para atuar na sua imobiliária ou até mesmo auxiliar em uma demanda pontual.

E não tem como falar do LinkedIn sem citar os negócios. A rede social conta com uma ferramenta de anúncios, uma excelente opção para divulgar os imóveis, como kitnets. Isso sem contar as publicações, que podem engajar diferentes conexões.

LinkedIn para profissionais: veja como usar sendo um corretor imobiliário

Se você chegou até aqui, deve ter entendido o potencial que o LinkedIn tem a oferecer. Para usufruir de todos os benefícios, veja como criar um perfil profissional sendo corretor imobiliário.

Assim como na hora de criar um currículo profissional, seu perfil deve ser claro, simples e atraente. Além de conter as principais informações sobre você, é preciso que o conteúdo esteja otimizado.

Para fazer isso você pode incluir uma boa foto de perfil, definir um título profissional (sua função ou habilidade), escrever um resumo atraente, realizar o uso de palavras-chaves, além de personalizar a URL do seu perfil.

Ao seguir essas dicas, você aumenta as chances que seu perfil seja encontrado no LinkedIn nas buscas de termos específicos como “corretor de imóveis em ….” aumentando as chances de fechar negócio.

LinkedIn para empresas: como fechar negócio em imóveis utilizando a ferramenta

Além de utilizar o seu perfil pessoal, criar uma página de empresa para imobiliária também é uma ótima forma de posicionar o negócio, além de, claro, aumentar as chances de vender imóveis.

Ao iniciar o perfil, não se esqueça de completar com as informações sobre a empresa. Nome, logo, endereço, site, são algumas das informações básicas que não podem faltar no LinkedIn.

Aproveite para checar o título das suas conexões e enviar o convite para que elas curtam a página da empresa. Além de ganhar conexões, você aumenta as chances de criar um público fiel e interessado em conteúdo sobre imóveis.

Uma das grandes vantagens é utilizar o recurso da localização, assim seu negócio pode ser encontrado com mais facilidade por conexões que estejam na mesma região.

A localização também é uma informação relevante na hora de realizar os anúncios na plataforma. Ao colocar casas à venda, por exemplo, é possível direcionar o conteúdo apenas para pessoas daquela região.

Em paralelo a criação de anúncios, é interessante realizar a produção de conteúdo. Seguindo as recomendações do marketing imobiliário, o primeiro passo é conhecer o seu público, que pode ser feito através de uma persona. 

Ao entender com que você quer se comunicar, fica mais fácil desenhar um planejamento e colocar em prática uma estratégia digital, com diferentes ações para se tornar relevante para o seu público.

No LinkedIn, além das publicações na página da empresa, uma das formas é participar de grupos. Além de se conectar com pessoas que têm interesses em comum, você consegue compartilhar seu conteúdo sem ser invasivo.

A abordagem com as conexões também é algo muito importante a ser levado em conta. Não tenha medo de responder comentários ou até mesmo iniciar conversas no Linkedin, basta ter cuidado ao dar início a conversa.

Mesmo se tratando de uma rede profissional, o LinkedIn é feito por pessoas, inclusive por trás das páginas das empresas. Por isso, ao iniciar um contato, tenha cuidado com a abordagem, procure esclarecer dúvidas e não envie anúncios ou outros tipos de propaganda.

Também tenha em mente que o LinkedIn é um espaço para se tratar de negócios, por isso evite compartilhar conteúdos pessoais ou agir de maneira informal ou que não corresponda ao perfil da ferramenta.

Seguindo essas dicas, você já vai conseguir ser destaque entre suas conexões. Então o próximo passo é trabalhar diariamente para aumentar a rede, seja no perfil da empresa ou no pessoal.

Na empresa é possível fazer isso através dos anúncios. Já em um perfil pessoal, o Linkedin Premium oferece diversas oportunidades, que permite realizar um contato mais personalizado com as outras conexões.

Um exemplo disso são os e-mails personalizados que podem ser enviados de forma privada ou ainda a oportunidade de realizar uma busca aprofundada a partir de determinado tema.

Ao realizar todas essas ações, não se esqueça de observar as métricas, para identificar o que tem dado certo e o que precisa de ajuste para melhorar o seu marketing imobiliário.