Você já ouviu falar em visto de nômade digital? De um tempo para cá, os países começaram a oferecer essa nova modalidade de visto, ideal para quem pode viajar enquanto trabalha.
Entenda melhor neste conteúdo e saiba como tirar esse tipo de visto!
Boa leitura!
O que é um nômade digital?
Um nômade digital é uma pessoa que não possui endereço fixo e que trabalha em regime de home office por meio da internet.
Assim, ela consegue trabalhar de qualquer lugar do mundo e, por isso, viaja para diferentes lugares e países. Diversas profissões permitem que uma pessoa seja nômade digital, como social media, redator, tradutor e, até mesmo, professor que ministra suas aulas on-line.
Ou seja, os nômades digitais são trabalhadores que não precisam cumprir uma rotina diária em um escritório ou em uma determinada cidade. Dessa forma, são livres para estar onde desejarem, pelo tempo que desejarem.
Como tirar o visto de nômade digital?
A partir dessa nova dinâmica de trabalho que a internet possibilitou, muitos países começaram a oferecer um visto de nômade digital, que é um visto de permanência como outro qualquer, tendo um prazo de validade específico e regras definidas por cada lugar.
Assim, essas pessoas que não desejam morar em um endereço fixo, pois querem aproveitar a flexibilidade do trabalho para viajar, podem solicitar essa modalidade de visto.
Para solicitar, cada país tem seus próprios critérios. Porém alguns são gerais, como:
- Passaporte com prazo de validade de aproximadamente 1 ano;
- Comprovação de vínculo de trabalho remoto com alguma empresa ou comprovação de trabalho independente;
- Tempo de permanência no país maior do que possibilitaria um visto normal de turista;
- Comprovação de renda para as despesas de acordo com o tempo de estadia.
Vantagens do visto de nômade digital
Essa modalidade de visto oferece muitas vantagens, por exemplo:
- Possibilidade de conhecer novos lugares enquanto trabalha, em vez de fazer isso só em períodos de férias;
- Não precisar juntar economias de meses para viajar, pois o trabalho segue sendo feito de qualquer país;
- Maior experiência cultural, isso porque esse visto costuma ter um prazo maior que o de turista, permitindo que a pessoa viva uma imersão na cultura local;
- Possibilidade de aprender novos idiomas, já que inúmeros países disponibilizam esse visto, que pode ter duração de vários meses e, até mesmo, mais de um ano.
Países que oferecem o visto de nômade digital
Nem todos os países ofertam essa modalidade de visto, mas muitos já aderiram, como:
- Alemanha;
- Grécia;
- Austrália;
- Portugal;
- Tailândia;
- México;
- Itália;
- Bermudas;
- Costa Rica;
- Brasil;
- Colômbia;
- Cabo Verde;
- Emirados Árabes Unidos.
Assim, se você é um nômade digital, verifique as regras dos países que você deseja visitar e faça a solicitação do visto.
Lembre-se de que alguns documentos precisam de tradução juramentada para serem válidos em um país com idioma diferente do português. É o caso, por exemplo, da certidão de nascimento, carteira de vacinação e CNH.
Assim, conte com a One Translations, que é uma agência de tradução especializada, para fazer esse serviço com qualidade. Acesse o site da One Translations e peça um orçamento on-line!
Leave a Reply