Como usar copywriting no Instagram

Como usar copywriting no Instagram

Contar com uma boa estratégia de escrita sempre foi algo essencial para garantir uma performance de destaque em relação a um projeto, algo que segue com seu valor mesmo na era do audiovisual, realidade que leva à importância do copywriting no Instagram.

Mesmo ao falar de uma rede social que cada vez mais dá importância para os conteúdos baseados em imagens e vídeos, é importante destacar que boa parte dos elementos do Instagram ainda seguem o modelo textual, com isso superando até mesmo o lado visual.

Pode não parecer, mas a quantidade de elementos textuais presentes nessa rede social é enorme, afinal, para cada vídeo ou foto postada, é possível visualizar diversas legendas, hashtags, além de outras descrições que ajudem a destacar o conteúdo publicado.

Quando se pensa no uso do Instagram como uma estratégia comercial, tal como um serviço de manutenção cftv que busca se destacar dentro desse espaço, essa questão da linguagem acaba se tornando ainda mais relevante, sendo preciso contar com boas táticas.

E é justamente em relação a isso que destaca a tática de copywriting para o Instagram, sendo necessário primeiro entender sobre do que se trata essa estratégia para então adaptar ela para um espaço em específico, tal como a rede social citada.

O que é copywriting?

Esse tipo de prática está associada ao uso de uma escrita específica, tendo como objetivo direcionar o leitor a uma ação em particular, tendo então um destaque maior para o meio comercial a partir de uma linguagem voltada normalmente para as vendas.

A partir desse tipo de comunicação, uma empresa que realiza laudo sistema de exaustão, por exemplo, pode então conquistar a atenção de possíveis novos clientes, sendo preciso apenas utilizar de uma linguagem desenvolvida já com esse propósito mais direto.

Esse tipo de prática acaba sendo então o principal objetivo de quem trabalha como redator publicitário, que através de uma comunicação direta pode aumentar o número de vendas de uma empresa por meio do uso de um estilo de linguagem voltado ao convencimento.

Diante do sucesso desse tipo de estratégia, é possível então entender o porquê da aplicação do conceito de copywriting ser popular para os mais diversos tipos de projetos, o que inclui a gestão de um perfil profissional dentro do Instagram.

E para garantir um sucesso dentro desse espaço, é necessário então saber como adaptar essa linguagem mais comercial para as particularidades dessa rede social em especial.

Como usar o copywriting no Instagram?

Para que a sua estratégia de vendas funcione no Instagram, é preciso então contar com certas práticas, como:

Foco no seu perfil de público

Cada empresa na internet pode encontrar um perfil específico de público com que ela esteja interessada em alcançar, tal como um fornecedor de alarme residencial intelbras que procura se associar a usuários que tenham interesse em garantir a sua segurança.

Diante dessa realidade, é necessário adaptar sua linguagem ao seu público, usando de um estilo de diálogo que possa chamar a atenção dos seus clientes, conseguindo novas vendas para uma marca.

Criação de storytelling

Antes de partir para uma abordagem diretamente comercial, é indicado o desenvolvimento de uma linha de conteúdos que respondam aos objetivos específicos de uma empresa no Instagram, usando os diferentes formatos da rede para abordar seus objetivos definidos.

Utilização de gatilhos mentais

Uma boa estratégia de comunicação exige também a utilização de recursos que possam chamar a atenção dos usuários primeiro para visualizar uma postagem, e posteriormente para conquistar algum tipo de performance comercial.

A aplicação de gatilhos mentais pode facilitar a atenção a ser dada a um conteúdo, o que pode incluir ideias como:

  • Escassez;
  • Novidade;
  • Urgência;
  • Exclusividade.

Pontos esses que podem fazer com que um serviço de laudo cautelar veicular possa se destacar no Instagram ao destacar pontos que possam acabar atraindo a atenção dos usuários ali presentes.

Descrições claras

Conforme dito anteriormente, apesar de ser uma rede com um foco especial na questão visual, o Instagram exige também uma certa atenção em relação aos seus elementos textuais, como a descrição de uma imagem, melhorando assim a sua visibilidade.

Uma bio bem desenvolvida pode até mesmo garantir uma melhor atenção para uma empresa que realiza serviços de laudo nr13, sendo preciso contar com elementos escritos de fácil visualização, permitindo o destaque a um perfil em particular.

A partir dessas ações é possível garantir uma maior relevância para uma conta no Instagram, permitindo assim aumentar os resultados de um perfil comercial, sendo preciso contar apenas com uma boa estratégia de comunicação, como foco na escrita comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.