Marketing de Serviços

Marketing de Serviços: o que é, como fazer e estratégias de sucesso

Sua empresa está com dificuldade no mercado ou em busca de novas estratégias para alcançar ainda mais meios para fazer bons negócios? Já pensou em apostar no marketing digital de serviços?

Ao decidir montar um consultório de arquitetura e designer, esse é um meio pelo qual seu negócio seja de projetos de decoração de quartos, corrimão de vidro ou vidros para máquinas pode se destacar.

Por isso, fique com a gente e acompanhe esse conteúdo que preparamos, pois vamos falar sobre o que é, como fazer e estratégias de sucesso. Confira!

Primeiro, é preciso explicar que o marketing de serviços é uma demanda que tem como foco mostrar o valor que a sua empresa tem para o cliente, seja para vender graxa de lítio ou ter uma loja na internet. Essa ação tem como objetivo conquistar o público e fazer com que ele seja fiel a sua marca.

Para isso, é preciso fazer uso de um mix de marketing diferenciado, pois os fundamentos que são definidos foram pensados para tornar, por exemplo, o serviço de cirurgia de diabetes, algo memorável e que dê a pessoa a tão sonhada satisfação. 

Definindo marketing de serviços

Sabe algo que tem um valor, como lonas para toldos, por exemplo, mas que não conseguimos mensurar? Pois bem, isso é o marketing de serviços, pois sua ação está voltada em entregar uma experiência para o cliente e não tem nada a ver com o ter alguma coisa.

Cabe a esse tipo de marketing atuar de forma a saber quais são as necessidades e os desejos que o consumidor tem e propor o atendimento delas tendo como foco sempre a lealdade e a confiança.

A iniciativa precisa se voltar a uma comunicação que seja clara, pois só assim será possível que o comprador do serviço tenha boas referências dele. O pós-compra também é muito importante, porque é ele que vai atuar mantendo as pessoas fiéis à marca.

Como fazer marketing de serviço?

Quem deseja fazer marketing de serviço precisará pensar nos famosos 8 P’s. O preço é o primeiro deles, afinal o cliente precisará pagar pelo produto. A praça tem relação com a maneira como a execução do serviço acontecerá e isso ainda deve incluir prazos, locais e as condições a fim de obter sucesso.

O terceiro é o produto. Calma! Não estamos falando de algo físico, mas do resultado e do valor que a ação levou ao cliente. A promoção consiste em mostrar para a pessoa quais são os benefícios que ela vai conquistar ao contratar a sua empresa. Para isso, as redes sociais, o e-mail marketing e os anúncios são um aliado.

O processo vai trazer todo o desenvolvimento da ação, ou seja, desde o atendimento até o relacionamento pós-venda. A prova física deve ser usada para mostrar ao cliente o quanto sua empresa é séria. Para isso, pode ser usado o local, a estrutura, o blog, site, entre outros, pois todos esses elementos integram a prova física.

O p de pessoas vem apontar desde o gestor, passando pelo funcionário e chegando ao cliente. Aqui, a empresa precisa manter seus colaboradores satisfeitos, pois eles são o elo com o consumir.

Por fim, o último “p” que precisa ser considerado é a produtividade e a qualidade, pois ambos impactam no funcionamento e na evolução da empresa.

Entenda como fazer marketing de serviços e ter sucesso

A empresa que deseja investir nessa estratégia precisa de forma prioritária pensar nos seus clientes e isso inclui o antes e o depois do negócio ser fechado. Para isso, será preciso contar com uma equipe que esteja pronta a oferecer um atendimento diferenciado que seja capaz de manter o cliente sempre satisfeito.

Depois, é preciso disponibilizar conteúdo de qualidade aos seus clientes. Qualidade e não quantidade, ok?

Quando se tem um bom conteúdo, a pessoa tem acesso a material que faz com que isso traga valor ao seu cotidiano. Dia após dia, o leitor vai tendo a sua atenção despertada, vai confiando na sua empresa e quando menos precisar, estará contratando!      

Para fazer tudo isso, é preciso que sua empresa mostre que ela é diferente das concorrentes, afinal todo mundo está cansado do famoso mais do mesmo. Por isso, descubra qual é o seu diferencial e deixe isso evidente.

Apostar no marketing de serviços é mais do que necessário, pois quanto mais a sua empresa estiver perto do público, maiores serão as chances dela fazer novos negócios!