Como trabalhar saudável em casa

Como trabalhar saudável em casa?

A pandemia de coronavírus fez com que a maioria das pessoas trabalhassem remotamente em casa. Embora isso possa parecer mais fácil e conveniente no início, com o tempo se torna um fardo enorme, tanto mental quanto fisicamente.

Mas quais são os princípios mais importantes do trabalho saudável no sistema home office?

Trabalhar em casa: Quais os riscos?

O principal deles com certeza é conseguir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Quando passamos o dia inteiro em casa, é muito fácil confundir a linha entre trabalho e vida privada. Concluir o trabalho é muito mais difícil em casa do que no escritório.

Outro risco, é sentir-se sozinho. O homem é por natureza um ser social. O trabalho remoto limita significativamente o contato direto com outras pessoas. A interação com colegas que ocorre por meio de mensagens instantâneas nunca substituirá os relacionamentos diretos.

Além disso, o trabalho no escritório exige que você cuide da sua aparência todos os dias. O home office está associado à conveniência, as questões de aparência são de importância secundária. 

Infelizmente, isso pode resultar no fato de que você não vai se arrumar para trabalhar e a sua produtividade vai ser afetada.

Trabalho em casa e saúde mental

O trabalho remoto pode afetar negativamente sua condição mental. Estar sozinho em casa, a falta de contato direto com outra pessoa causa um sentimento de exclusão e isolamento.

Trabalhando remotamente, perdemos a chance de interação social, e isso se reflete em grande parte em nossa saúde mental. Além disso, há momentos em que trabalhar no sistema de home office coloca muita pressão. As pessoas muitas vezes se sentem julgadas e observadas. 

Esses sentimentos desencadeiam um forte estresse e uma compulsão mental de estar constantemente no trabalho (receber e-mails ou telefonemas independentemente da hora do dia ou da noite).

Você tem um local separado em casa para trabalhar?

A organização adequada do local de trabalho tem um efeito positivo na nossa saúde mental e física. Isto, por sua vez, traduz-se na eficácia das funções profissionais desempenhadas. 

Como organizar um home office para torná-lo confortável e funcional?

-A cadeira:  Aposte em uma cadeira de escritório ergonômica que tenha a capacidade de ajustar o grau de inclinação do encosto e a altura do assento. Deve ser equipado com apoios de cotovelo e apoio de cabeça. Uma poltrona com o perfil adequado se ajustará às curvas naturais da coluna.

-Mesa. Na hora de escolher uma mesa para o seu home office, preste atenção não só no tamanho do tampo, mas também na altura e profundidade dos móveis. A parte superior da mesa deve ter cerca de 72-75 cm de altura. No entanto, a profundidade, ou seja, o espaço sob o tampo da mesa, deve ser de pelo menos 70 cm. Isso permitirá que você estique as pernas confortavelmente. Vale a pena escolher uma mesa equipada com um número suficiente de gavetas e prateleiras para as coisas necessárias ao trabalho. 

Você encontra móveis ótimos até mesmo em lojas na internet, e é possível conseguir bons descontos comprando online, como o cupom de desconto magalu, por exemplo.

-Iluminação. Ao trabalhar remotamente, você deve ter o máximo de luz natural possível. Se possível, coloque uma mesa perto da janela. Quando o assunto é iluminação artificial, as lâmpadas LED são perfeitas – não aquecem e consomem pouca energiasolar ou comum.

Também é extremamente importante manter a postura correta durante o trabalho. Sente-se confortavelmente em sua mesa e coloque as mãos no teclado. As curvas nos cotovelos devem formar um ângulo reto. Os pés devem estar apoiados no chão. A borda superior do monitor deve estar ligeiramente abaixo do nível dos olhos. A distância ideal da tela é de aproximadamente 70 cm.

Defina um cronograma

Ao trabalhar em casa, você deve garantir um horário de trabalho regular. Isso ajudará a manter um equilíbrio entre a vida profissional e privada. Tente começar e terminar o trabalho ao mesmo tempo. Não faça tarefas domésticas enquanto trabalha e vice-versa.

Lembre-se das pausas 

Faça uma pausa no trabalho de vez em quando, abra a sala e estique-se. As pausas são extremamente importantes não só para a saúde, mas também para aumentar a nossa eficiência.

Lembre-se de sua vida privada

Trabalhando no sistema home office, temos interação limitada com outras pessoas. Nós nos comunicamos por telefone ou mensagens instantâneas. Depois do trabalho, encontre os amigos, organize atividades ao ar livre, faça procedimentos estéticos, deixe sua vida fluir, etc.

Não se esqueça de comer regularmente

 uitas pessoas que trabalham remotamente em casa esquecem de comer. Em vez de comer refeições nutritivas, elas geralmente fazem lanches não saudáveis. Em seu horário de trabalho, reserve um tempo para um almoço saudável.

Também é importante beber água regularmente. Coloque uma garrafa de água em um local que fique à sua vista.

Caso nos intervalos queira usar a piscina, sempre matenha a piscina da sua casa higienizada.

Tenha um espaço de trabalho

É melhor se você organizar seu escritório em uma sala separada. Todas as coisas necessárias para o trabalho devem estar à mão. Cuide também da organização adequada do seu escritório em casa. Uma poltrona confortável, iluminação adequada e pequenos itens, como uma xícara de café ou uma plantinha, farão com que você trabalhe melhor e com mais eficiência.

Encontre sua própria maneira de sentir que o dia de trabalho acabou. Feche o laptop, coloque-o no armário e, por exemplo, ligue sua música favorita. Assim sua sapude permanecerá muito melhor!