• 27 de setembro de 2022

Breaking News :

nothing found

Uniforme hospitalar: importância e cuidados na utilização

Uniforme hospitalar

Uniforme hospitalar para quem não é da área da saúde, pode parecer só mais uma forma de padronizar as pessoas que atuam na área da saúde. Mas, a importância do uso desse tipo de vestimenta não está restrita a apenas isso.

Como estamos falando de uniforme de profissionais da saúde, algo salta aos olhos, pois esse tipo de roupa foi desenvolvido ainda com objetivo de proteger os profissionais da saúde. Essa necessidade ficou ainda mais evidente durante a pandemia, não é mesmo?

Confira aqui vários detalhes da importância do uniforme hospitalar. Boa leitura!

Como é realizada a lavagem e o transporte do uniforme hospitalar?

Tanto os jalecos como as outras partes que integram o uniforme hospitalar são lavadas com produtos que realizam a lavagem e desinfecção. Após, precisam ser embaladas em um saco que tenha zíper durante o transporte do profissional de sua casa para o hospital e vice-versa.

Processo de lavagem

É fundamental ainda que todas as peças do uniforme hospitalar ainda sejam submetidas ao processo de esterilização. Para isso, será necessário fazer uso de uma solução de hipoclorito. Esse procedimento antes do ato de lavar e as roupas precisam ficar “de molho”, por pelo menos uma hora, depois é só lavar normalmente.

Essa ação é importante, porque vai evitar que as peças sofram algum tipo de contaminação. Além desse cuidado, é preciso que eles sejam lavados separados das demais peças todos os dias, mas a ação não se restringe a apenas isso.

É permitido fazer uso de alvejante, pois é comum que as roupas ganham um tom mais amarelado conforme o tempo vai passando e a solução de hipoclorito vai sendo usada.

Processo de embalagem

Após passar o uniforme, é importante dobrar e guardar em plástico e fechá-lo para o transporte.

É uma medida de segurança e proteção para evitar contaminação no caminho. 

Qualidade do tecido do uniforme

Fazer uso dos tecidos certos é mais do que necessário, pois eles podem ser os responsáveis por contribuir para que vírus e bactérias proliferam e em ambiente como hospital que já é marcado por isso ninguém quer.

Sendo assim, o uniforme hospitalar é usado apenas na parte interna do local a fim de dar segurança para o profissional e seus pacientes e isso inclui tanto os jalecos hospitalares como as calças hospitalares.

Quais cuidados os profissionais da saúde devem ter com seus uniformes?

A pandemia veio e com ela, algumas lições foram aprendidas, entre elas a necessidade constante de limpeza das mãos, mas não somente dessa parte do corpo. 

Quem atua em clínicas, consultórios e hospitais deve saber que na hora de sair para o almoço, o jaleco e os demais equipamentos de proteção individual devem ficar no hospital.

Essa ação precisa ser tomada a fim de proteger a própria vida e também a dos pacientes. 

Uniformes hospitalares: conclusão

Os cuidados com o uniforme hospitalar protegem a pele e a vida do profissional e de seus pacientes por agentes infecciosos dentro do ambiente de trabalho e também no caminho.

É recomendável que o profissional não utilize os bolsos para colocar seus pertences pessoais, porque eles podem ser elementos passíveis de contaminação.

Enfim, para fazer uso de todos os equipamentos de proteção individual, pois além de proteger o profissional da saúde, ele é o meio pelo qual o seu paciente também recebe a devida proteção.

Augusto

Read Previous

Como escolher o software de gestão de condomínios certo?

Read Next

Lixo Hospitalar: importância do descarte correto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.