• 8 de fevereiro de 2023

Breaking News :

nothing found

Como começar a escrever para um blog? Veja algumas dicas que vão ajudar!

Como começar a escrever para um blog

Você trabalha com internet, ou tem um blog e gostaria de escrever melhor? Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um bom redator e começar a tornar isso mais profissional.

Como começar a escrever

Você lê o texto de outra pessoa e sente que poderia escrever algo semelhante, ou quando lê um livro percebe que não deve ser tão difícil assim ter criatividade.

Quanto mais ler livros, de todos os tipos e nichos, mais facilitará a sua escrita. E vale também ler textos na web: artigos, blogs e, de vez em quando, até discussões no Facebook. Porque é uma inspiração. Porque é uma mina de ideias para os próximos textos.

Dica: Encontre alguns blogs com os quais se identifica e leia-os regularmente. Se você se deparar com uma página que vale a pena voltar, coloque-a nos favoritos, no Evernote ou em qualquer outro aplicativo que  usa. Da mesma forma, “acumule” artigos e materiais publicitários que o impressionaram.

Vale ler sobre tudo. Inclusive avaliações de produtos em lojas. O que a pessoa achou do novo Micro-ondas? Ou então o que estão falando sobre o brinquedo do momento?

Tudo é conteúdo. Absolutamente tudo!

Torne-se um colecionador de palavras.

As melhores ideias surgem sem serem convidadas. Elas gostam quando estamos relaxados, sem pensar. E se você não anotar na hora, pode ser que desapareçam depois de um tempo.

Tenha sempre um caderno à mão, no qual pode anotar uma palavra que leu ou ouviu a qualquer momento. Consulte-o sempre que estiver procurando ideias (seja para um texto de cliente ou para sua própria redação).

Dê a si mesmo um tempo

Diz a lenda que existem pessoas no mundo que se sentam e imediatamente sabem o que escrever, como, por onde começar.

A realidade mostra que nem todos estão tão bem. Tem aqueles que sentam e… tem que pensar, tem que pesquisar, e depois tem que pensar de novo. E quando finalmente escrevem alguma coisa, recomeçam, porque foi só durante o trabalho da primeira versão que descobriram o que realmente queriam escrever.

Comece pensando. Mas não na frente do computador às cinco para o meio-dia. Comece pensando sem pensar. Leve um tema à sua mente e vá pensando nele aos poucos. Deixe brotar enquanto limpa a casa, caminha ou pratica seu hobby favorito. Você nem vai perceber quando a ideia aparecer.

Dê a si mesmo a oportunidade de olhar seus textos com “novos olhos”. Quanto mais longo o texto ficar, mais imperfeições notará nele.

Há sempre algo para melhorar. De erros de digitação que você realmente não vê logo após escrever, até frases que podem melhorar, assim como todo o conceito do texto.

Estabeleça prazos com seus clientes que permitirão que você deixe o texto de lado por um tempo. Se estiver escrevendo um blog, organize-se para escrever consigo mesmo pelo menos alguns dias antes de publicar. Planeje tarefas para não se sentar para trabalhar no último minuto.

E depois que escrever, se possível dê a alguém para ler. Alguém que diga honestamente o que achou do seu texto. 

Com certeza essas dicas farão sua escrita ficar cada dia melhor!

Augusto

Read Previous

SEO para jornalistas: veja as melhores práticas

Read Next

Estudo de Impacto Ambiental: tudo sobre o EIA