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8 Dicas para administrar seu próprio negócio

Se você tem seu próprio negócio, seja ele pequeno ou grande, sabe que a tarefa de  administrar o seu empreendimento não é nada fácil, ainda mais quando está no começo e você precisa enfrentar uma série de dificuldades.

Afinal administrar um empresa envolve uma série de questões e para que isso funcione de uma melhor forma é preciso:

  • Adotar condutas;
  • Atender requisitos;
  • Elaborar um plano de negócio;
  • Entender o mercado.

Pois só com os elementos certos o seu negócio terá chances de crescer no mercado e com isso alcançar cada vez mais clientes, tenha você uma empresa de cibersegurança ou uma loja de cosméticos.

É importante que você entenda que o segredo para aprender a administrar uma pequena  empresa é prestar atenção no mercado e nos negócios que tiveram sucesso, com isso você consegue compreender os passos percorridos até lá.

Essas referências servem como base para que você consiga replicar em seu negócio, entretanto é essencial que você avalie a sua empresa, conheça os seus produtos e clientes, para saber exatamente o que funciona para o seu empreendimento.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, pois tenha você uma fábrica de telha de fibra de vidro ou uma loja de brinquedos, essas práticas irão fazer muita diferença em seu negócio. Confira!

1.Conheça o mercado em que você atua

É fundamental que você conheça qual o setor que você atua, esse conhecimento irá te ajudar a entender como funciona o mercado e os seus consumidores, afinal se arriscar em qualquer ramo pode ser um grande tiro no pé e fazer com que a sua empresa não prospere.

Por exemplo, se você tem uma empresa de análise ergonômica do trabalho e deseja se consolidar no mercado, você precisa conhecer todos os aspectos do negócio e com isso identificar os seguintes elementos:

  • Infraestrutura;
  • Suprimentos necessários;
  • Funcionários que se adequam melhor à ideia.

Entre uma série de questões que precisam fazer sentido para o seu negócio, essas informações irão te deixar preparado para todos os desafios e qualquer adversidade que for encontrada, afinal você conhece o setor como ninguém.

2.Faça um planejamento estratégico

Com os conhecimentos certos do mercado chegou a hora de executar um planejamento, com isso você irá estabelecer as estratégias possíveis para alcançar os objetivos da sua empresa.

Para que a criação desse planejamento aconteça de maneira efetiva é muito importante que você leve em consideração algumas informaçõe relevantes sobre:

  • Clientes;
  • Mercado;
  • Fornecedores;
  • Funcionários;
  • Sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender.

Com essas informações em mãos você irá se organizar de uma melhor forma, se mantendo competitivo no mercado, além de garantir o seu crescimento contínuo, é importante ressaltar que o planejamento é apenas a base, você precisa colocá-lo em ação.

Se você tem uma empresa de sensor de pressão por exemplo, é importante que se crie planos de ação, definindo quais serão as pessoas e setores responsáveis por essas ações, além dos recursos necessários para que tudo seja executado.

3.Faça uma gestão financeira

Administrar a saúde financeira de um negócio é essencial para o seu crescimento, por isso ela não pode ser negligenciada ou deixada de lado, saiba que quando o assunto é capital qualquer erro custa muito caro, podendo levar a empresa à falência inclusive. 

Se você tem uma fábrica de óleo para compressor, por exemplo, precisa entender o seu caixa como ninguém, manter o controle dos gastos, não misturar o seu dinheiro pessoal com o da empresa, além de claro realizar o fluxo de caixa.

Só o controle sobre os gastos e ganhos de uma empresa, fará com que o seu negócio seja saudável e consiga crescer no mercado, caso contrário você irá acumular cada vez mais dívidas, até que seja tarde e isso comprometa o seu empreendimento.

4.Promova melhorias contínuas

É importante que você entenda que o perfil do consumidor atual é cada vez mais exigente, por isso a sua empresa precisa se adequar a essa necessidade do mercado, principalmente com o advento da internet e das compras online.

Afinal o cliente não conta com apenas uma fábrica de chinelo, existem inúmeras empresas desse segmento, por isso que as melhorias contínuas são essenciais para que o seu negócio se destaque no mercado.

A sua empresa precisa inovar de diversas formas como em:

  • Produtos;
  • Serviços;
  • Processos;
  • Métodos de gestão.

E no que mais for necessário, isso irá garantir o crescimento do seu negócio, para que você consiga executar essas melhorias é muito importante ouvir seus funcionários e buscar informações no mercado, principalmente dos seus concorrentes.

Afinal uma empresa que não se adequa às necessidades do mercado e dos seus clientes, acaba ficando obsoleta e perdendo espaço para outros empreendimentos, por isso nunca deixe de promover melhorias.

5.Controle o desempenho

Para que você tenha controle sobre a sua fábrica de pano multiuso, por exemplo, é fundamental que se crie indicadores e metas, dessa forma conseguirá monitorar as principais atividades e analisar o desempenho do seu negócio.

Saiba que para administrar o desempenho do seu negócio você precisa criar reuniões regulares com os seus funcionários, dessa forma você irá acompanhar de perto todo o desempenho das equipes e de suas funções.

Essa prática permite que você mensure os resultados para que se possa tomar as medidas corretivas necessárias.

Os indicadores de meta devem contemplar as principais áreas de uma empresa como:

  • Finanças;
  • Produção;
  • Vendas;
  • Fornecedores;
  • Clientes;
  • Colaboradores.

Entre outros, entenda que é através desse controle que você saberá ao certo o desempenho da sua empresa, por isso essa é uma prática fundamental para o seu negócio.

Pois essas são ações que garantem uma boa gestão e torna o processo de administrar uma empresa muito mais eficaz.

6.Ouça os clientes

Nenhuma empresa consegue crescer sem ouvir os seus clientes, afinal eles são a alma do negócio e o motivo pelo qual você desenvolve os seus produtos e serviços, por isso é essencial estar atento às suas opinões.

Por exemplo, se você presta serviços de licenciamento ambiental simplificado, precisa entender qual o perfil do seu público e quais são as suas necessidades, dessa forma você irá conseguir preencher as lacunas e se sobressair no mercado.

Além disso, ao compreender quais são os seus clientes, a sua empresa saberá como atraí-los, divulgando e oferecendo os seus produtos e serviços de maneira adequada, além dos canais em que eles estão presentes.

Para isso é necessário que você promova avaliações periódicas de satisfação, além de claro criar canais adequados para ouvir as reclamações e sugestões dos seus clientes, essa é uma ótima oportunidade de se adequar às expectativas deles.

7.Mantenha o controle sobre seu estoque

Independente do tamanho da sua empresa e do seu estoque, seja ele formado por alguns itens na prateleira ou em caixas em centros de distribuição, é fundamental que você mantenha controle sobre eles.

Entenda que esses recursos são o seu material de trabalho, sem eles a sua empresa não consegue oferecer os serviços prestados para os seus clientes, além disso estoque é dinheiro, por isso realize o acompanhamento.

Para que esse controle seja feio você pode utilizar planilhas onde todos os itens precisam estar detalhados ou algum software de gestão que permite o controle mais preciso da entrada e saída do estoque.

8.Invista em responsabilidade social e ambiental

Como já dito nesse texto o perfil do consumidor tem mudado, isso não diz respeito apenas a como ele consome os produtos e serviços, mas também sobre as empresas que eles buscam.

Atualmente esses consumidores têm buscado cada vez mais empresas que causem menos impacto no meio ambiente, por isso que para administrar um  negócio de sucesso, você precisa estar atento a essas questões.

Sua empresa precisa se preocupar com as seguintes questões:

  • Consumo consciente;
  • Uso controlado de água, energia elétrica e papel;
  • Descarte correto de sobras de produção e lixo;
  • Descarte correto de lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens.

Saiba que prestar atenção nos danos que as atividades e instalações da sua empresa causam no meio ambiente é muito importante, por isso que você precisa promover ações e projetos sociais, além de conscientizar os seus colaboradores.

Com isso você consegue desenvolver uma organização sustentável, contribuindo para ações de preservação do meio ambiente, além de criar uma boa imagem no mercado, atraindo esses novos consumidores.

É preciso entender que administrar um negócio exige uma série de práticas, porém todas elas garantem com que o seu negócio consiga crescer no mercado, por mais difícil que seja, todo os resultados positivos mostram que os esforços valeram a pena. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.