O setor de construção civil, assim como diversas outras áreas, está passando por algumas mudanças significativas.
Da mesma forma que o mundo está em constante evolução, o mercado também está, em que desde uma empresa de engenharia de segurança do trabalho até uma loja de equipamentos esportivos precisam estar atentos às tendências de seu setor de atuação.
Todavia, além da tendência, é importante também se atentar ao seu impacto ambiental e também em toda a sociedade.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre a importância do uso de materiais sustentáveis no área de construção civil nos dias atuais e entre outros fatores.
A visão do mercado atual
Atualmente, o mercado possui uma maior tendência a termos como a sustentabilidade e as causas sociais.
Uma vez que as pessoas passaram a não apenas se importar com a qualidade e custo de um produto, mas também nos impactos que a empresa proporciona no planeta.
Por exemplo, ao pesquisar por “limpeza de caixa de gordura preço” no Google, o cliente não está mais em busca apenas de ótimos valores, mas também dos impactos que a empresa que fornece esse serviço tem sobre o meio ambiente.
Essa alteração se deve, principalmente, ao marketing 4.0, em que o seu conceito visa justamente uma preocupação maior das empresas em suas ações sobre o bem-estar e a saúde tanto da natureza quanto das pessoas que usufruem dela.
Já o marketing 5.0 envolveu mais uma vertente, sendo essa a da tecnologia, em que o seu conceito foi desenvolvido no ano de 2021, por Philip Kotler, o pai do marketing.
Ele acabou trazendo assim a tecnologia para o centro das estratégias de negócio e permitindo uma visão mais ampliada pelas empresas.
Como já mencionado, todos os setores passam por mudanças, a fim de acompanhar o desenvolvimento do mercado e com o marketing, isso não é diferente, em que tanto o 4.0 quanto o 5.0 trouxeram grandes alterações para essa área.
Marketing 4.0
O marketing 4.0 visa o meio ambiente e as causas sociais como o centro de tudo, sendo esse o seu foco principal.
Esse fator é marcado porque, além de proporcionar um ótimo produto e atendimento ao cliente, melhorando assim a experiência do consumidor. Porém, também é necessário se atentar aos impactos que a sua empresa gera sobre o planeta e a humanidade.
Por exemplo, se você comercializa uma caixa de transporte para cachorro, deve se atentar ao material e forma em que ele está disposto, a fim de proporcionar o melhor ambiente para o animal de estimação.
Além disso, também é preciso se preocupar se a sua fabricação impacta negativamente o meio ambiente e, assim, tomar atitudes que melhorem a situação ambiental.
Outro ponto importante é que no marketing 4.0, a tecnologia já é um elemento que possui um relevante papel na vida das pessoas, em que elas possuem o poder de se consultar a qualquer momento.
Assim, qualquer pessoa pode consumir o conteúdo que quiser, pesquisar informações sobre produtos e marcas, saber as opiniões de outros consumidores e adquirir produtos de qualquer lugar do mundo.
Por esse motivo, o marketing 4.0 traz mudanças de grandes proporções em três pontos principais.
Inclusivo é a palavra-chave
Antigamente, o grande diferencial era focado na exclusividade de um produto ou serviço. Entretanto, hoje em dia, a marca é mais valorizada pela sua capacidade em incluir mercados emergentes em seu consumo.
Por exemplo, se você comercializa uma rosca transportadora, então deve se atentar a disponibilizar condições para incluir os mercados emergentes em seu negócio.
Fim das hierarquias
O fluxo de influência e de inovação era vertical. Todavia, agora ele é horizontal, nas quais as empresas e os consumidores estão lado a lado.
Sai o individual e fica o social
No marketing 4.0, o consumo deixa de ser apenas um ato de indivíduos e passa a ser o compartilhamento de experiências através da Internet, em que esse fator torna-se indispensável para os comportamentos de compra.
Dessa forma, para as decisões dos consumidores, o reconhecimento social se torna determinante.
Por exemplo, ao pesquisar por “custo pavimentação asfaltica”, o consumidor analisa diferentes valores, qualidade do serviço e também a prova social de outras pessoas que já adquiriram o seu serviços e passaram por essa experiência.
Marketing 5.0
Enquanto o marketing 4.0 buscava por meio de ferramentas digitais criar conexões entre as marcas e o público, o 5.0 surge com o intuito de mostrar que a tecnologia é imprescindível de várias maneiras.
Ela é essencial para efetuar a manutenção da relação entre cliente e empresa, mas também de maneira interna, garantindo assim que as informações sejam passadas em tempo real, com o objetivo de conquistar tomadas de decisão mais ágeis, precisas e embasadas.
Dessa forma, a tecnologia deve ser utilizada com a finalidade de proporcionar o bem para a humanidade e o meio ambiente.
Com isso, criar um plano de controle de emissões atmosféricas, separar o lixo e entre muitos outros fatores se tornam essenciais.
8 tendências da engenharia civil
Como já mencionado, todas as áreas estão sujeitas a passarem por mudanças, em que engenheiros e entre outros profissionais fazem parte dessas alterações.
Assim, os temas relacionados à sustentabilidade e a tecnologia são muito importantes em qualquer área, já que os consumidores estão cada vez mais se atentando a esses fatores ao escolherem em qual empresa farão negócio.
Dessa forma, tendo em vista a abrangência da engenharia civil e as suas diferentes áreas de atuação, aqui estão as 8 principais tendências desse campo, em que é necessário acompanhá-las para obter sucesso no mercado, sendo essas:
- Sustentabilidade;
- Sistemas de automação predial;
- Uso de energia renovável;
- Aplicação da realidade aumentada;
- Novos materiais;
- Utilização de aplicativos;
- Impressão 3D;
- Softwares para engenharia.
Essas são as principais tendências do setor de engenharia civil, onde seguindo o raciocínio do marketing 5.0, busca-se a tecnologia e as causas sociais e ambientais como o centro do negócio.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável e a busca pelo equilíbrio entre a preservação ambiental e o crescimento socioeconômico é um dos pilares do mercado atual, onde essa condição exige que a engenharia civil crie e pratique ações de sustentabilidade.
Com isso, devido a esse cenário, a área vem buscando diferentes alternativas para elaborar e executar projetos de forma a não agredir a natureza e preservar o meio ambiente.
Dessa forma, desde uma outorga captação, até uma reciclagem de materiais possui a capacidade de influenciar significativamente na sustentabilidade de uma construção.
Levando em conta que o concreto é um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico, a utilização de material reciclado nas obras é uma opção extremamente viável.
Sistemas de automação predial
O mundo está em constante evolução, onde a tecnologia deve estar inserida em todos os setores e, na construção civil isso não é diferente.
Isso acontece porque dispositivos precisos de automação são ideais para que seja possível minimizar os erros e falhas humanas.
Além disso, existe uma diminuição de custos operacionais e também efetivação de manutenções programadas, nas quais essas consistem em ações que são fundamentais em questão a segurança e economia.
Uso de energia renovável
Essa é outra preocupação que está diretamente relacionada com a sustentabilidade, no qual também existe um viés econômico que faz muita diferença, onde trata-se de utilizar energia renovável no seu empreendimento, beneficiando a natureza e reduzindo os seus custos.
Aplicação da realidade aumentada
A realidade aumentada permite a visualização de um item 3D, a partir de um objeto da realidade que proporcione uma marca de referência.
Dessa forma, você consegue obter a experiência de visualizar desde uma ponte para travessia de animais até cômodos ou até mesmo um prédio inteiro, em tamanho real e antes da obra ser iniciada.
Ele possui a capacidade de proporcionar uma experiência aos clientes muito avançada, em que eles podem visualizar o seu empreendimento antes dele ser iniciado.
Novos materiais
O tema da sustentabilidade também se dá aos materiais que são utilizados em obra, uma vez que é possível usar matérias-primas que são eficientes e com baixo custo, além de menos prejudiciais ao meio ambiente.
Utilização de aplicativos
Diferentes aplicativos também são muitos usados no setor de construção civil, fazendo parte dos profissionais da área e facilitando a sua atuação no trabalho.
Impressão 3D
A impressão 3D é muito importante para a etapa de projeção e de modelamento físico dos empreendimentos, em que essa é outra maneira de conseguir visualizar a construção antes que ela de fato seja realizada.
Softwares para engenharia
Por fim, os softwares para engenharia também possuem um papel fundamental, facilitando na criação e na gestão de projetos estruturais que são indispensáveis.
Como pode perceber, os temas referentes à tecnologia e sustentabilidade são muito importantes nos dias atuais e, na área de construção civil isso não é diferente, uma vez que eles possuem papéis muito relevantes em todo o mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.