Nos últimos anos, o mercado da Construção civil ganhou força e aquecimento com o grande aumento nos empreendimentos em áreas urbanas.
Um dos setores com maiores avanços em 2022 foi o de construção e materiais da construção civil. A expansão incessante das cidades favorece esse crescimento, que torna-se cada vez mais um espaço de oportunidades de emprego.
No decorrer dos anos, esse crescimento foi ficando mais evidente. A partir de 1960, com a explosão das migrações de trabalhadores do interior em direção às grandes cidades, a abertura de cada vez mais postos de trabalho tornou-se uma constante.
Um dos primeiros desafios no setor foi justamente encontrar caminhos para a valorização desses trabalhadores, buscando por direitos trabalhistas e dando início às formações dos sindicatos de trabalhadores.
Com o passar dos anos, os desafios migraram para a busca por melhores materiais de construção, que pudessem otimizar tempo e o investimento das construtoras.
Isso também se estendia para as máquinas que começaram a ser muito usadas e seguindo evoluindo os usos e os modelos usados. A área de prestação de serviços também começou a crescer junto nessa busca.
Muitos serviços de aluguéis de máquinas como locação de lavadora de alta pressão, por exemplo, começaram também a ser usados para atender as demandas do setor.
As necessidades de evolução passaram por diversas áreas durante os anos, em sua maior parte, as evoluções eram sempre visando aumentar o lucro e a produtividade de todo o mercado da Construção civil.
Nos dias atuais, a busca é pela localização de tecnologias para serem aplicadas em todas as etapas de uma construção.
Tecnologias aplicadas na construção
As exigências atuais vão além do uso de novos materiais de construção ou da quantidade de mão de obra aplicada. O foco é na aplicação de técnicas que sejam resultado de novos estudos, muitas vezes sendo novidades para o setor.
A aplicação dessas novas tecnologias estão presentes em todas as áreas. Então, o serviço de impermeabilização, por exemplo, tem ganhado muita força com o uso de tecnologias nos materiais aumentando sua durabilidade e qualidade.
Estando inserido em um mundo tão globalizado, com avanços rápidos e cada vez maiores, seria impossível não encontrar formas de implementar tecnologias na Construção civil. Os estudos nessa área crescem e tornam-se rapidamente do conhecimento de todos.
No primeiro momento, apenas as grandes construtoras conseguem acesso a essas novidades, mas logo a democratização chega e todos os demais empreendimentos conseguem também implementar as ações.
Muitas instalações são comuns em construções, mas os estudos produzem essas técnicas comuns com os materiais mais resistentes possíveis e inserindo em sua natureza matéria-prima não padrão. Um exemplo seriam as melhorias nas esquadrias de alto padrão.
O foco desses estudos é justamente acompanhar e aproveitar as tendências e avanços das tecnologias disponíveis no momento.
Essa evolução traz diversos benefícios tanto para cada obra por si só, mas também para o mercado como um todo.
Benefícios de incorporar tecnologias
Quando novas modificações são implementadas em um mercado elas podem apresentar pontos positivos ou negativos, gerando também discussões a favor ou contra.
Porém, o que acontece no ramo da Construção civil vai na contra-mão dessas ideias. Afinal, o número de benefícios superam em muito as possíveis discussões contra. Alguns desses benefícios seriam:
- Aumento da lucratividade;
- Crescimento da eficiência;
- Maior produtividade;
- Multidisciplinaridade dos projetos;
- Desenvolvimento ágil.
Com certeza, a lucratividade é um dos principais objetivos de qualquer relação de negócio. Uma empresa que instala rede laminada, por exemplo, tem como foco aumentar o número de instalações. Dessa forma, é possível aumentar os seus lucros.
Nesses casos, a aplicação da tecnologia é um caminho óbvio para alcançar esse objetivo, afinal, a redução de processos, menor necessidade de mão de obra e aumento da qualidade são essenciais quando se pensa em lucro.
Esses recursos inovadores também garantem a eficiência nas atividades realizadas, aproveitando ao máximo o potencial de transformação de cada instrumento.
Dentro da Construção civil, garantir a produtividade é também reduzir custos, pois cada dia a mais pode ser sinônimo de necessidade de maior investimento.
Nos projetos que envolvem estudos realizados na área, diversos profissionais atuam juntos, trazendo um nível de conhecimento técnico avançado para a obra, transformando também o processo em um desenvolvimento ágil e com qualidade.
Possíveis tecnologias para implementação
Devido a complexidade e as diferenças entre os setores da construção, as tecnologias podem ser implementadas em diversas oportunidades.
O planejamento, escolha e performance de materiais, até chegando nas previsões de desempenho. Todas essas fases podem ser assistidas por inovações do setor. Conheça algumas tecnologias que atendem a essas questões.
Planejamento virtual
Todo projeto desenvolvido dentro do ramo da Construção civil tem riscos de erros em qualquer uma das fases.
Algumas tomadas de decisões podem minimizar esses riscos. A escolha de máquinas de qualidade para redes delicadas como a escolha de um aquecedor de agua a gas 40 litros, por exemplo, pode reduzir o risco de acidentes ou má performances futuras.
Uma das fases que mais precisam dessa atenção é a do planejamento e desenho do projeto. O uso de ferramentas de previsão nestes momentos é imprescindível. Um exemplo destas ferramentas que vem surgindo nesse mercado é o Digital Twins.
Traduzido do inglês como gêmeos digitais, essa inovação foi desenvolvida nos moldes de modelagem BIM, que consiste em um conjunto de tecnologias que permitem que profissionais de diversas áreas atuem simultaneamente no mesmo projeto.
Realizar previsões do empreendimento em um ambiente simulado e idêntico ao original traz benefícios de otimização de processos que não seria possível sem o auxílio dessa ferramenta.
Os mínimos detalhes podem ser planejados nessa ferramenta, quando forem realizadas as pesquisas de fornecedores onde comprar puxador de porta, por exemplo, é possível testar as diversas opções dentro da ferramenta, pensando estética e funcionalmente.
Bioconcreto
Aliar o desenvolvimento das opções com alta tecnologia é uma das marcas da nova geração das revoluções que vêm acontecendo no setor da Construção civil.
Os materiais comprados para o uso nas construções, desde a estrutura até o acabamento, precisam ser pensados para sanar problemas que já existem.
Com o objetivo de reduzir a sujeira e os resíduos no interior dos cômodos, por exemplo, surgiu o tapete capacho e para conseguir aumentar o espaço entre reformas vieram tintas laváveis, e assim por diante.
No intuito de criar um produto útil, surgiu o Bioconcreto, que foi criado para solucionar as rachaduras que aparecem com o tempo nas edificações.
Existem diversas causas para as rachaduras no concreto, dilatação pelo calor, erros no assentamento e até problemas estruturais. Porém, o que todas as causas têm em comum é a capacidade de reduzir a vida útil do concreto.
Esse material de alta qualidade age, então, como um auto reparo, pois em sua composição o bioconcreto possui alguns agentes de cura.
Estes agentes são bactérias adormecidas que reagem quando ocorre alguma infiltração. A entrada da água desperta as bactérias e elas produzem calcário, o que irá preencher totalmente a rachadura formada.
A economia de tempo e recursos com possíveis reparos que seriam feitos nestes casos é considerável, deixando evidente mais um benefício da implementação de tecnologia nessa área.
Estruturas prontas
Durante o desenvolvimento da obra, muitas estruturas são necessárias, como colunas, elementos de madeira e metal. Ao longo do tempo, a maioria desses materiais foram produzidos dentro do canteiro de obras.
Prática que poderia gerar muitos resíduos, sendo necessária a contratação de um tele entulho preço, por exemplo, que poderia ser uma variável para pesquisas. Essa contratação evitaria o descarte incorreto de materiais.
Com isso, surgiram as pesquisas para incluir na obra estruturas já prontas, fabricadas fora do canteiro de obras, o que representaria uma economia de tempo e recursos.
Uma das principais características desses produtos pré-fabricados é a facilidade em adquirir e já montá-los dentro da construção. Exemplos disso podem ser os drywalls, usados em paredes e forros e também os pilares usados para estruturação.
Armazenamento de projetos em nuvem
Diversos tipos de profissionais precisam se reunir dentro do canteiro de obras para ter acesso ao projeto e modificações daquele empreendimento.
Independente do tamanho da construção, isso pode causar um número muito grande de pessoas dividindo os mesmos espaços, mesmo que os trabalhos nem mesmo precisem ser realizados ali.
Pensando em questões como estas, surge a aplicabilidade do armazenamento em nuvem para a construção civil.
Hospedar o projeto, plantas e demais permissões em nuvem permite a colaboração de diversos profissionais ao mesmo tempo, mantendo a comunicação da equipe viva e o acesso a essas informações em tempo real.
Portanto, sem a necessidade de se locomover até o canteiro a cada alteração ou a cada revisão feita, o aumento da produtividade de todos os envolvidos é nítido.
Os planejadores terão agilidade em produzir e informar aos funcionários, assim como os profissionais do canteiro de obras terão sempre em mãos a versão mais recente do projeto. Investimento em tecnologia não é perda, representa apenas ganho para qualquer setor.
Quando o mercado está aquecido, assim como vem acontecendo com as construções, é preciso rapidez na tomada de atitudes para acompanhar as modificações, e nada melhor do que inserir processos tecnológicos nessa caminhada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.