O poder das reformas residenciais, seja qual for a escala, de mudar totalmente a aparência de uma casa é sempre impressionante.
Antes de tudo é preciso entender que uma reforma não precisa ser sempre um super evento, onde todas as paredes vêm ao chão para levantar novas, ou que um cômodo novo sempre será construído.
Cada pequena mudança realizada nas reformas residenciais já irá entregar novos ares para o espaço que foram feitas essas modificações.
Em uma reforma na área externa da casa, a colocação de paver, que são os blocos pré-moldados comuns em calçadas e praças, irá transformar totalmente o espaço, deixando aquela sensação de novidade se espalhar.
Para a maioria das pessoas, a casa é um refúgio de toda a vida corrida que envolve trabalho, estudos e responsabilidades da rua. Por esse motivo é preciso que ela seja confortável.
Muitas vezes o conforto é relativo de cada morador, para alguns está na aplicação de uma cobertura retrátil de vidro para deixar a luz natural entrar com facilidade, para outros ele só será alcançado com a realização de algumas reformas residenciais.
Estas reformas podem ser grandes ou em menor escala, podendo ter uma infinidade de possibilidades, como:
- A reforma de um cômodo;
- Construção de novos espaços;
- Unificação de ambientes;
- Mudanças de acabamento;
- Troca de móveis.
E diversos outros passos que podem ser dados para transformar o ambiente em um espaço mais aconchegante.
Porém é preciso pensar em alguns detalhes antes de iniciar alguma dessas reformas residenciais. Acompanhe abaixo alguns desses passos e algumas outras pequenas reformas que te auxiliarão nesse processo.
Defina as alterações que serão feitas
No momento em que é decidido iniciar uma reforma, por mais simples que seja, muitas ideias vêm à mente, e organizar todas elas em algo que faça sentido e esteja de acordo com o orçamento e momento dos proprietários, pode se tornar um grande desafio.
Esse momento de definição é um momento de planejamento, e ele é indispensável. É aqui onde o foco da reforma será tomado.
Se o objetivo for aliar conforto e segurança, é possível optar entre tapete articulado ou felpudo, por exemplo, pensar nos móveis com quinas quadradas ou arredondadas. São muitos detalhes que devem ser levados em conta nessa fase.
Tendo decidido o que será feito, é preciso pensar na necessidade ou não de contratar um profissional para auxiliar no processo.
Reformas residenciais mais complexas, que irão interferir na estrutura ou que seja em maior escala, precisa ser acompanhado por um profissional qualificado para ter segurança nessa modificação.
Já outras decisões mais simples, como trocar móveis ou pintar as portas e janelas podem ser realizadas sem a contratação de mão de obra, sendo feita pelo próprio proprietário.
Nesse momento também é importante pensar no material que será usado, mesmo que sejam os vasos novos ou um painel monolitico eps. É preciso pensar nessas necessidades para em seguida iniciar o processo de pesquisas de preços.
Pesquisas e orçamentos
Quando inicia-se uma reforma, é importante entender que o mercado oferece opções quase infinitas, que variam tanto em qualidade quanto em preços.
Mesmo que na fase de planejamento as ideias tenham sido traçadas e as decisões totalmente fechadas, a pesquisa ainda é importante, pois a possibilidade de encontrar descontos para o mesmo produto ainda existe.
Em alguns casos, quando essa pesquisa é feita nos lugares certos, a mudança pode ser ainda mais ágil.
Realizar orçamentos com fabricantes, dependendo da situação, pode ser muito vantajoso. Se o proprietário estiver buscando montar uma área gourmet, por exemplo, procurar uma fábrica de churrasqueira pré-moldada pode ser uma saída inteligente.
Esses produtos já fabricados trazem muita praticidade para o ambiente e ainda geram economia. As opções são diversas, o importante é localizar as mais vantajosas.
Priorize reformas estruturais
Quando as prioridades na reforma são dadas, muitas vezes a questão dos valores disponíveis para investir podem ser um empecilho, portanto é preciso priorizar algumas modificações.
Por mais que a parte externa e mudanças na decoração sejam as alterações mais visíveis, é impossível fazê-las se a estrutura tiver algum comprometimento.
Em uma obra grande, por exemplo, não dá pra iniciar a construção sem preparar o terreno. A terraplenagem em SP, por exemplo, é indispensável, com tantas construções de proporções gigantescas.
O mesmo acontece com a estrutura da casa, é preciso começar pelo início, se houve algum dano estrutural com o passar do tempo, ele deve ser reparado, caso contrário qualquer acabamento que for feito ali não terá durabilidade.
Siga o cronograma da reforma
Independentemente do tamanho das reformas residenciais que terão início, o desejo do proprietário de ver todos os detalhes finalizados é sempre um ponto presente.
No entanto, é preciso tomar cuidado para que a ansiedade não fale mais alto durante os processos da reforma.
Todos os passos dados para a modificação do ambiente são necessários, e eles precisam ser decididos com calma, evitando que erros aconteçam.
Por esse motivo é importante seguir o que foi traçado lá na fase de decisões e planejamentos, é aquele trabalho que definirá cada fase.
É importante realizar uma mudança de cada vez, você não conseguirá incluir a grelha aramada inox na churrasqueira nova se o piso que receberia essa churrasqueira ainda não estiver pronto.
Respeitar os processos poderá evitar atrasos e consequentemente gastos desnecessários com retrabalho.
Reformas possíveis
Cada pequena mudança nos ambientes da casa irá colaborar para aumentar o conforto ali, seja um detalhe estético ou estrutural. É importante pensar no que mais faz sentido no momento, até mesmo escolhendo qual o cômodo preferido da casa e começando por ele.
Seguem abaixo algumas opções de pequenas reformas, com grandes poderes de transformação, que você pode fazer na sua casa.
Pinte as paredes
Uma das ações que trarão mudanças visuais mais imediatas com certeza é a pintura das paredes.
Mudar a cor ou adicionar uma textura fará com que a personalidade do morador seja impressa pela casa, transparecendo a sensação de pertencimento através da identificação com o espaço.
Caso o desejo não seja exatamente pintar, é possível também substituir pela colocação de papel de parede.
Para escolher a cor ou a estampa que será colocada noambiente, pense na sensação que deseja passar. Cores mais vibrantes podem trazer a sensação de alegria e diversão, enquanto tons neutros podem facilmente passar a sensação de relaxamento.
Troque portas e janelas
Escolher com cuidado as portas e janelas que irão compor o ambiente pode ser um fator muito importante para provocar mudanças. A cor, estilo, material e posicionamento desses elementos em um cômodo ditam toda a estrutura que ele terá.
Por esse motivo é importante pensar nas opções que seriam possíveis alterar para deixar o ambiente mais aconchegante. Estas reformas residenciais menores podem ser consideradas até com a substituição desses elementos.
A pintura das molduras das janelas ou das portas por completo podem seguir, por exemplo, o mesmo padrão da escolha de cores das paredes, considerando as paletas de cores para compor o ambiente.
A tendência do DIY, o faça você mesmo, será muito bem aplicada aqui. Por serem trabalhos fáceis, não é necessária a contratação de um profissional, portanto o próprio proprietário pode seguir com as modificações.
Monte um jardim
Ter plantas em casa para muitos pode ser considerado como uma terapia. O toque de verde pode deixar a residência muito mais aconchegante e ainda aumentar a qualidade de vida dos moradores.
Para começar um jardim não é necessário um imenso terreno na frente de casa, com diversos tipos de plantas e árvores.
Existem atualmente inúmeras opções de jardins verticais que utilizam apenas uma parede como ambiente para sua existência. Esses tipos de jardins podem ser até mais econômicos.
Mas se existe um espaço um pouco maior, como um quintal, é possível realizar algumas outras pequenas reformas residenciais focadas nesse espaço para deixar um jardim ainda mais atrativo.
Mude a decoração
Se a estrutura estiver em bom estado, os acabamentos do mesmo modo, mas o desejo de mudar ainda existe, é possível apostar na mudança na decoração.
A inclusão dos espelhos valor na varanda, por exemplo, pode ser uma alteração feita que se aproxima tanto de uma reforma como a que todos estão acostumados, quanto na mudança de elementos de decoração.
Com certeza nem todas as opções precisam ser grandes assim, a troca do tapete, de vasos decorativos ou de alguns móveis menores, como mesinhas e poltronas, já transformarão o espaço.
Até mesmo trocar os móveis já existentes de lugar poderão causar a sensação de renovação, sem nem mesmo investir em nenhum item novo.
Mudar a aparência de um cômodo ou de algum ambiente traz ao cérebro a sensação de recompensa, por isso essas mudanças vão muitos além da mudança estética, estão ainda mais próximas da qualidade de vida dos moradores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.