Naturalmente presentes na nossa boca, as bactérias quando mal cuidadas podem causar diferentes tipos de vírus, como por exemplo, cáries e doenças periodontais. Todavia, um ponto muitas vezes deixado de lado e muito relevante é que boa parte dessas patologias orais são evitáveis através da higienização.
Inclusive, existindo entre o grupo de doenças aquelas que com alguns dias de limpeza bucal já começam a desaparecer da nossa boca. Sendo essas mais comuns durante a infância, fase da vida onde se tem menos cuidado com a região bucal.
Por outro lado, as patologias orais da fase adulta costumam ter uma duração maior, além de serem costumeiramente mais agressivas. Sendo esse inclusive um dos motivos para se ter um plano odontológico bom.
Quer saber mais sobre o são as patologias orais? Continue lendo o conteúdo abaixo.
O que é uma patologia oral?
O que de fato pode ser considerado uma patologia bucal? Bom, por definição, toda e qualquer doença que se desenvolva na região oral, ou seja, problemas que afetam a língua, dentes, gengivas, palato e outras áreas bucais são consideradas como uma patologia oral.
O que diferencia uma doença da outra não é nem qual região da boca que ela afeta, mas sim a gravidade dela ou mesmo a gravidade que pode chegar.
O maior exemplo que podemos usar é a gengivite e a periodontite, que são ambas infecções na gengiva, mas a intensidade e o alcance do problema é muito diferente.
Além disso, é possível categorizar as doenças orais como comuns ou mesmo como patologias bucais cancerígenas, que necessitam de uma atenção mais cautelosa pois diferente das doenças comuns, oferecem risco de vida para o paciente, que se não tiver um convênio odontológico empresarial pode acabar se complicando.
As principais patologias orais
Por afetarem um dos cinco sentidos humanos, doenças bucais podem acabar sendo bem desagradáveis, e como a boca também é uma região que constantemente está umedecida, mucosas e bactérias se aproveitam para se proliferarem em maior velocidade, exigindo dos pacientes um cuidado maior e bem minucioso.
Porém, apesar de existir uma certa predisposição na região bucal para a proliferação, é possível evitar o aparecimento dessas doenças, principalmente através da higienização. Tendo dito isso, essa são as principais enfermidades que atingem a região bucal:
- Placa Bacteriana;
- Tártaro;
- Halitose;
- Cânceres bucais;
- Periodontite.
Apesar de não ser exatamente uma doença, as placas bacterianas podem ser geradoras de diferentes tipos de problemas bucais. Sendo uma condição que se forma devido a falta de limpeza e acúmulo de resíduos alimentares.
Quais os tratamentos para as patologias orais?
A principal consequência da higiene bucal ruim (causadora de boa parte das patologias orais) é o desenvolvimento de um tipo de biofilme no esmalte dentário, que ao endurecer, evolui de placa bacteriana para o tártaro, uma versão do mesmo biofilme, só que calcificada, sendo esse sim uma doença, e responsável por doenças como a periodontite.
Essa é outra das patologias que podem ser evitadas ao limpar corretamente a região bucal, afinal não adianta ter o melhor plano dentário se você não contribui e deixa de fazer sua higiene bucal corretamente.
Já a halitose, ou como é conhecido popularmente o mau hálito, é uma doença bucal que pode ter origem em diversas outras doenças, bem como também na má higienização, entre os quais, este acaba por ser quase sempre a razão para um indivíduo desenvolver a halitose.
Por fim, e não menos importante, temos os cânceres bucais, que ao contrário das outras patologias, acaba atentando diretamente a vida de quem o contrai. Independente do tipo ou o local que ele afete, doenças cancerígenas são extremamente letais e precisam que os cuidados e tratamentos sejam seguidos à risca.
Nesse tipo de caso, o acompanhamento deve ser feito numa parceria do dentista com o oncologista.
Para isso é importante que se possível tenha acesso ao melhor plano odontológico para essa situação. O tratamento em conjunto pode ser a chave para alcançar a cura do problema.
A outra alternativa de tratamento para condições cancerígenas seria a opção de realizar uma cirurgia de retirada do câncer, quando possível. Além claro, dos métodos tradicionais de tratamento desse tipo de situação: quimioterapia e radioterapia. Todavia somente um médico pode diagnosticar a gravidade e qual de fato é o problema.
Por isso é importante que sempre se esteja em dia com o acompanhamento no seu plano odontológico preços, pois o tratamento rotineiro é a melhor maneira de se evitar o aparecimento de doenças mais graves.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.