Existem apenas quatro tipos de sites e você DEVE saber de que tipo você precisa, caso contrário, você acabará desperdiçando dinheiro em design e marketing ineficazes.
Os quatro tipos de site
Cada site pode ser classificado em um dos quatro tipos. Ao saber que tipo você deseja antes de tomar qualquer decisão de design ou marketing, você pode se salvar de um mundo de dinheiro desperdiçado e ferido.
Você sabe que tipo de site você tem ou quer ter? Se você respondeu “Não”, não tenha medo. É aí que entramos! Este artigo aborda cada tipo, analisando seus fatores definidores e estrutura de vendas.
Ao descobrir que tipo de site você precisa, você pode atrair efetivamente o público que deseja. Um plano de marketing bem definido , aliado a fortes decisões de design, pode levar a mais dinheiro no seu bolso.
O site da autoridade.
O site da autoridade serve como uma presença online para o seu negócio. Este é o local onde os clientes em potencial podem ir para ver o trabalho que sua empresa fez e como entrar em contato com alguém sobre seus serviços.
Os leads são gerados offline. As pessoas que visitam seu site já ouviram falar da sua empresa e estão procurando mais informações. Seu site funciona como um espaço reservado on-line, dando ao seu negócio mais legitimidade aos olhos de seu cliente.
Um exemplo de site de autoridade seria o site de uma empresa de construção. Uma empresa de construção será recomendada aos clientes por outros empreiteiros e pessoas no campo. A geração de leads acontece offline.
As vendas acontecem offline também. As empresas de construção usam contratos para fazer suas vendas, que são feitas pessoalmente versus online. O site ajuda a empresa a “superar a dificuldade” e convencer seus leads a se tornarem clientes geradores de dinheiro.
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O site de geração de leads.
Como o próprio nome sugere, este site está focado em gerar leads por meio de sua presença online. SEO e estratégias de marketing direcionadas desempenham um papel enorme em atrair novos clientes. As vendas, no entanto, ainda ocorrem offline.
Esses sites são encontrados on-line por pessoas que têm a “intenção do comprador”. Isso significa que o cliente em potencial está basicamente pronto para gastar seu dinheiro. Eles só precisam estar convencidos de que seu negócio é o lugar perfeito para fazer esses gastos!
Um advogado de divórcio localizado em Seattle usaria seu site como uma ferramenta de geração de leads, incorporando SEO visando aqueles que procuram esse serviço. Seus clientes estão pesquisando on-line, por meio de mecanismos de pesquisa, como o Google. Os leads bem-sucedidos ficam offline para a venda final.
O site de vendas.
Este site é especialmente popular, pois os leads e as vendas são feitos totalmente online. São os sites que vendem produtos ou serviços por meio de e-commerce. Se um site tiver uma função de carrinho, ele se enquadra na categoria de site de vendas.
Fácil o suficiente de entender, certo? Não exatamente. O site de uma empresa ainda pode se enquadrar na categoria de vendas se essa empresa utilizar agendamento e pagamento on-line, mas fornecer o serviço pessoalmente. Os leads e as vendas ainda estão online, mas o serviço em si não está.
O site do utilitário.
Um site utilitário funciona mais como uma ferramenta do que um site padrão. Estas são as empresas cujos negócios e site são a mesma coisa.
Exemplos de sites utilitários do Airbnb e do Facebook. Eles não necessariamente geram leads ou vendas online. Eles apenas existem no espaço online e são acessíveis a qualquer pessoa que opte por usá-los.
Por que é importante saber que tipo de site eu tenho?
Em primeiro lugar, o marketing e a publicidade para cada tipo de site não devem ser tratados da mesma forma. Cada site tem requisitos diferentes que precisam ser atendidos para se destacar na atração de novos clientes.
Um site de autoridade precisa de excelente fotografia e conteúdo que posicione a empresa como especialista em quaisquer serviços que ofereça. Um site de geração de leads, no entanto, precisa de toneladas de otimização de mecanismos de pesquisa para converter clientes em potencial em clientes pagantes. Quanto aos sites de vendas, eles precisam garantir que seu processo de compra seja o mais simplificado possível.
Leitura Bônus: Qual é o objetivo número 1 do seu site?
Que tipo de site eu tenho?
Para descobrir que tipo de site você vai precisar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- De onde estou tirando meus leads?
- Onde estão ocorrendo minhas vendas? Online ou presencial?
- Que tipo de site estou procurando criar?
Final word.
Se você não pode reduzi-lo a apenas um tipo, tudo bem! Os sites podem se enquadrar em mais de uma categoria. Apenas certifique-se de atender às necessidades de cada tipo de site para obter o maior sucesso possível.
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