• 27 de setembro de 2022

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6 Estratégias de Marketing Solar para o Sucesso

Marketing Solar

Marketing Solar

Uma estratégia de marketing solar líder do setor é aquela que está no mercado certo, bem posicionada e altamente eficiente na conversão.

Quando configurada de forma eficaz, sua estratégia de marketing pode gerar receita recorrente e continuar a fazê-lo por um longo tempo, tornando-se mais econômica quanto mais tempo estiver em vigor.

Soa familiar?

Vá em frente e substitua cada menção de “estratégia de marketing” acima por “energia solar”, e você terá sua resposta.

Assim como a energia solar, no entanto, pode ser difícil entender o que realmente acontece na conversão eficiente em marketing.

Com custos iniciais geralmente altos, no entanto, a clareza e o impacto de suas mensagens de marketing em energia solar são especialmente importantes. Aqui, veremos os movimentos que você pode fazer para garantir o sucesso do marketing solar em 2020.

1. Priorize o digital, experimente offline.

Isso não quer dizer que você deve  se concentrar apenas no marketing digital, mas apenas priorizá-lo.

Obviamente, os eventos ainda são um grande benefício para quem procura se conectar com proprietários de imóveis e empresas.

Ainda assim, até que você defina seus esforços de marketing digital, você não deve gastar muito tempo criando malas diretas e campanhas publicitárias fora de casa.

Esses podem servir como grandes vitórias mais tarde, mas sua geração de leads de marketing digital servirá como o verdadeiro impulsionador do ROI de marketing de longo prazo.

ROI mais alto e de longo prazo

Os proprietários de empresas geralmente gastam 40% menos em sua estratégia de marketing digital e geralmente geram um ROI mais alto do que os métodos mais tradicionais de marketing de energia solar.

Não é que os métodos tradicionais e offline sejam inúteis no mundo de hoje, mas mais ainda porque são  menos  úteis e não podem servir como a espinha dorsal de uma estratégia de marketing como os esforços digitais.

Então, se você vai acertar em alguma coisa em particular, certifique-se de que é sua estratégia digital.

2. Faça com que suas “grandes vitórias” sejam focadas na marca.

Essencialmente, o nome da sua marca se tornando viral é a “terra prometida” do marketing. Isso aumenta drasticamente sua exposição a todos os públicos, e os leads que conhecem sua marca têm muito mais probabilidade de fechar.

Mas, o que queremos dizer com “grandes vitórias”?

Os grandes projetos. Os projetos realmente  divertidos . A mais impressionante de suas criações. Os projetos estranhos….

Certifique-se de que eles tenham um forte senso de marca por trás deles.

Uma máquina de marketing digital bem-sucedida é aquela que permanece com um zumbido baixo e gera negócios continuamente ao longo do tempo. Também deve ser fortemente impulsionado pelo rastreamento e atribuição. Leia um pouco sobre atribuição aqui.

É a isso que nos referimos quando discutimos como definir sua estratégia digital – definir as tarefas recorrentes e contínuas.

As vitórias de grandes marcas podem ser aquelas que são menos motivadas por números e mais impulsionadas por  você e pelas pessoas da sua empresa.

Existem muitas ideias criativas de campanhas de conscientização de marca  que você pode empregar.

3. Construindo um site? Sem pressa.

Um site bem projetado é sobre clareza.

Ajuda a definir claramente o que você faz e os benefícios que você oferece aos clientes. É fácil de navegar, esteticamente atraente e otimizado para SEO por natureza.

Um design de site elegante pode elevar drasticamente o valor percebido de sua marca aos olhos de seus clientes em potencial.

Como tal, se você não tiver os recursos à mão, contratar um web designer para projetar uma interface bonita ajudará muito a atrair novos clientes.

E tome seu tempo. Acertar no design do site e na marca pode exigir um pouco de deliberação e planejamento.

Ao planejar a estética do seu site, considere suas personas de comprador:

  • Que tipo de interface seria mais atraente para seu público-alvo?
  • Quais tons farão com que seus clientes potenciais se sintam confiantes na escolha de sua marca?
  • Fotos bem colocadas de seus produtos e equipe de painéis solares podem humanizar seus negócios e ajudá-los a visualizar melhor seus produtos e serviços?

Ao criar sua estratégia de marketing solar para o seu site, reserve um tempo para avaliar seus principais concorrentes.

  • O que eles estão fazendo bem?
  • O que atrai você sobre o design do site ?
  • Eles utilizam várias formas diferentes de conteúdo, como imagens – logotipos de clientes, depoimentos e vídeos?
  • Existe algo que seus concorrentes estão oferecendo em seu site que sua empresa não oferece?

omo você pode diferenciar sua estratégia de marketing de energia solar da de seus concorrentes?

Observe como seu site está à altura da concorrência e use suas ofertas como inspiração para o design do seu próprio site, evitando imitações.

A principal razão pela qual o web design não deve ser apressado é porque você também precisa considerar os elementos práticos do site:

  1. Certifique-se de que seu site seja fácil de navegar e otimizado para computadores e dispositivos móveis.
  2. Anote seus tempos de carregamento, pois um tempo de carregamento lento aumenta as taxas de rejeição.
  3. Certifique-se de que seu site também inclua detalhes de contato claros, um formulário de inscrição para assinantes de e-mail e blog e frases de chamariz para mover seus clientes em potencial ainda mais no funil de vendas.

4. Forneça conteúdo útil e aprofundado em seu site.

Como fornecedor de energia solar, o marketing de conteúdo é uma das melhores ferramentas em sua caixa de ferramentas de marketing digital.

O conteúdo pode ser usado para ajudar a educar clientes potenciais e clientes sobre os benefícios da energia solar e os diferentes tipos de painéis no mercado.

Muitos clientes em potencial desconhecem os vários produtos solares e a gama de benefícios que você oferece. As mídias sociais e o conteúdo do blog podem ser usados ​​para se posicionar como um especialista na área.

E, como mencionamos acima, com altos custos iniciais, seu público-alvo desejará muito  ser informado antes de fazer qualquer acordo.

Sua estratégia de marketing solar digital deve se concentrar em destacar dados que mapeiam os benefícios reais que seus clientes em potencial ganharão (e ganharam) ao investir em energia solar.

Apresente o maior número possível de fontes de dados respeitáveis ​​em seu marketing solar  .

Estatísticas, estudos e recomendações de especialistas são poderosos pontos de venda para clientes comerciais.

Ilustrar esses benefícios na forma de conteúdo de vídeo e blog pode ajudar a atrair clientes em potencial e gerar mais conversões para sua empresa.

Algumas indicações adicionais:

  • Organizar dados em infográficos pode ajudar a simplificar informações complexas de forma clara e envolvente.

Os infográficos são altamente compartilháveis ​​e podem ser reaproveitados para cada uma de suas contas de mídia social. Publique seus infográficos em suas contas de mídia social.

  • Você também pode usar seus próprios dados para ajudar a influenciar o processo de tomada de decisão do comprador.

Compartilhar imagens de suas instalações mais recentes, estudos de caso, pesquisas e depoimentos de clientes, juntamente com estatísticas independentes e endossos científicos, envolverá os clientes em potencial e destacará o valor exclusivo que você fornece.

  • Humanize seu conteúdo de mídia social e blog, fornecendo imagens de sua equipe e projetos.

Isso também ajudará você a se destacar no mar de fotos de banco de imagens normalmente usadas por seus concorrentes.

Os resultados que você gera com seu marketing de conteúdo dependerão de quão consistente você é com a criação de conteúdo, bem como de sua capacidade de analisar e interpretar o desempenho do conteúdo e ajustar seu conteúdo com base nos interesses, necessidades e pontos problemáticos do seu público.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo podem ajudá-lo a planejar, publicar e analisar efetivamente seu conteúdo para gerar mais tráfego e melhorar suas taxas de conversão. A HubSpot oferece um banco de dados para permitir que você faça exatamente isso.

5. Faça os motores de busca felizes.

A quantidade de tráfego repetível que você gera depende de quão bem seu conteúdo e seu site foram otimizados para SEO.

A palavra-chave lá é “repetível”.

A maioria dos seus principais concorrentes usará ferramentas de palavras-chave para otimizar seu conteúdo.

Para garantir uma vantagem sobre a concorrência, use uma das principais ferramentas de palavras-chave do mercado.

Ferramentas de palavras-chave, como Ahrefs , SEMrush e Moz Keyword Explorer , fornecem uma análise detalhada das palavras-chave mais valiosas para seu conteúdo.

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