NETiqueta - RFC 1855
Site original: http://www.g2ctech.com/artigos/RFC1855.html

RFC 1855 — Normas de Netiqueta

Objetivos

O objetivo da tradução desse documento não é traduzi-lo na íntegra e sim usá-lo como um documento básico para formulação de regras para listas de discussão. O original pode ser encontrado, em inglês, aqui. Tomei a liberdade de, no momento da tradução, suprimir os três últimos capítulos por não terem dados relevantes para o uso previsto do documento.

O autor original desse texto está ciente desta tradução e NÃO é responsável pela mesma. Essa é uma tradução autorizada do documento.

Comentários, correções e críticas podem ser enviados para Jorge Godoy, o responsável pela tradução.

RFC 1855

Guia de Netiqueta

Índice

  1. Sinopse
  2. Introdução
  3. Comunicação um para um (correio eletrônico e talk)
    1. Guia para o usuário
      1. Para correio eletrônico
      2. Para talk
    2. Artigos para administradores
  4. Comunicação um para muitos (listas de discussão, news)
    1. Guia para o usuário
      1. Regras gerais para listas de discussão e news
      2. Guia para listas de discussão
      3. Regras para news
    2. Guia para o Administrador
      1. Assuntos gerais
      2. Listas de discussão
      3. NetNews
    3. Guia para o Moderador
      1. Regras gerais
  5. Serviços de Informação (Gopher, Wais, WWW, ftp, telnet)
    1. Guia para o Usuário
      1. Regras gerais
      2. Regras para serviços interativos em tempo real (MUDs, MOOs e IRC)
    2. Regras para o Administrador
      1. Regras gerais
  6. Bibliografia Selecionada
  7. Considerações sobre segurança
  8. Endereço do Autor
  9. Dados deste documento

Sinopse

Este documento fornece um mínimo de regras para Etiqueta na Rede (Netiqueta) que as empresas podem adotar e adaptar para seu próprio uso. Como tal, é escrita em forma de tópicos para facilitar a adaptação e fazer qualquer item particular fácil (ou mais facilmente) de se achar. Também é um mínimo de regras para indivíduos, tanto usuários quanto administradores. Este documento é o produto do Grupo de Trabalho "Responsible Use of the Network" (RUN - Uso responsável da rede) da IETF.

Introdução

No passado, a população de pessoas usando a Internet "cresceu" com a Internet, eram pessoas com mentalidade técnica e que entendiam a natureza do transporte e dos protocolos. Hoje a comunidade de usuários da Internet inclui pessoas novas ao ambiente. Esses "newbies" (novatos) não estão familiarizados com a cultura e não precisam saber sobre transporte e protocolos. Para trazer esses novos usuários à cultura da Internet rapidamente, este Guia fornece uma quantidade mínima de procedimentos os quais empresas e indivíduos podem tomar e adaptar para seu próprio uso. As pessoas devem estar cientes que, não importa quem disponibiliza seu acesso à Internet, seja um provedor de acesso à Internet através de uma conta particular ou uma conta estudantil numa universidade ou uma conta através de uma empresa, essas organizações têm regulamentos sobre a propriedade do correio eletrônico e arquivos, sobre o que é próprio ou não para ser postado ou enviado, e sobre como representar a si mesmo. Certifique-se com os responsáveis sobre essas normas.

Esse documento foi organizado em três seções: Comunicação um para um, que trata sobre correio eletrônico e talk; Comunicação um para muitos, que inclui listas de discussão e news; e Serviços de informação, que incluem ftp, WWW, Wais, Gopher, MUDs e MOOs. Finalmente, temos uma bibliografia selecionada, que pode ser usada como referência. [NT:. A bibliografia não está presente nessa tradução]

Comunicação um para um (correio eletrônico e talk)

Definimos uma comunicação como sendo de um para um como aquela onde uma pessoa está se comunicando com outra como se fosse face a face: um diálogo. No geral as regras comuns para interação com pessoas devem ser seguidas à risca para qualquer situação e, na Internet, é muito mais importante pois, por exemplo, expressões corporais e o tom de voz devem ser inferidos. Para maiores informações sobre correio eletrônico e talk, cheque as referências [1, 23, 25 e 27] na Bibliografia Selecionada.

Guia para o usuário

Para correio eletrônico
Para talk

Talk é um conjunto de protocolos que permite a duas pessoas conversarem interativamente como num diálogo via computador.

Artigos para administradores

Comunicação um para muitos (listas de discussão, news)

A qualquer momento que você se envolva em comunicações com muitas pessoas, todas as regras para correio eletrônico se aplicam. Afinal, comunicar-se com muitas pessoas através de uma mensagem ou um post é análogo a comunicar-se com uma pessoa com a exceção de possivelmente ofender a uma maior quantidade de pessoas. Entretanto, é importante saber o máximo possível sobre a audiência da mensagem.

Guia para o usuário

Regras gerais para listas de discussão e news
Guia para listas de discussão

Há vários modos de encontrar informações sobre quais listas de correio eletrônico existem na Internet e como se inscrever nelas. Certifique-se de que você entenda as políticas de sua empresa no que se refere a inscrever-se nessas listas e postar para elas. No geral, é sempre melhor checar os recursos locais antes de tentar encontrar informações na Internet. Todavia, há diversos arquivos postados periodicamente em news.answers que possuem informações sobre as listas disponíveis na Internet e como inscrever-se em cada uma delas. Este é um recurso de valor incalculável no que se refere a procurar listas sobre qualquer assunto. Veja as referências [9, 13 e 15] na Bibliografia selecionada.

Regras para news

NetNews é um sistema globalmente distribuído que permite a pessoas se comunicarem sobre assuntos de interesse específico. É dividido em hierarquias, com as maiores divisões sendo: sci - discussões relativas a ciências; comp - discussões relativas a computadores; news - para discussões que tem o próprio NetNews como foco; rec - atividades recreativas; soc - assuntos sociais; talk - discussões intermináveis; biz - postagens relativas a negócios; e alt - a hierarquia alternativa. Alt tem esse nome porque criar um grupo alternativo não passa pelo mesmo processo que criar um grupo em outras partes da hierarquia. Há também hierarquias regionais, hierarquias amplamente distribuídas como a Bionet, e os seus negócios podem ter seus próprios grupos também. Recentemente foi acrescentada uma hierarquia "humanities" (humanidades) e com o passar do tempo, mais serão acrescentadas. Para maiores informações sobre News veja as referências [2, 8, 22 e 23] na Bibliografia selecionada.

Guia para o Administrador

Assuntos gerais
Listas de discussão
NetNews

Guia para o Moderador

Regras gerais

Serviços de Informação (Gopher, Wais, WWW, ftp, telnet)

Na história recente da Internet, a Net tem explodido com novos e variados serviços de informação. Gopher, Wais, World Wide Web (WWW), Multi-User Dimensions (MUDs), Multi-User Dimensions Orientadas a Objetos (MOOs) são algumas dessas novas áreas. Embora a capacidade de encontrar informações esteja explodindo, o risco permanece constante. Para mais informações sobre esses serviços, consulte as referências [14 e 28] na Bibliografia Selecionada.

Guia para o Usuário

Regras gerais
Regras para serviços interativos em tempo real (MUDs, MOOs e IRC)

Regras para o Administrador

Regras gerais

Bibliografia Selecionada

NT:. Consultar documento original.

Considerações sobre segurança

Artigos de segurança não são discutidos neste documento.

Endereço do Autor

NT:. Consultar documento original.

Dados deste documento

Tradutor: Jorge Godoy

Data de atualização: 07/01/1999


Outros Sites de Netiqueta

Guia de Netiqueta
Netiqueta

http://www.icmsc.sc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
  http://www.dcc.unicamp.br/~macan/curso/netiqueta.html  
http://netservice.em.com.br/netiquet.htm
  
http://www.pegasus.com.br/recursos/etiqueta.htm
  
http://www.iscte.pt/Netiqueta/