Netiqueta
By Nilza Maria Almeida Cantoni Santos

Link Original: http://www.sebob.brturbo.com/genealogias/gn_netiquetas.html

A Internet é muito mais do que redes, computadores e programas. Aliás, eles não teriam utilidade alguma se não fossem pelas pessoas que utilizam estes recursos e fazem a Internet ser o que ela é.  

Cada grupo de pessoas desenvolve sua cultura própria, mas regras comuns governam o comportamento das pessoas.  

O objetivo aqui é evitar os enganos mais comuns que TODOS nós cometemos quando começamos a utilizar a Internet. Se você abraçar o que é dito aqui, verá que a viagem sobre a Superestrada da Informação será muito mais tranqüila.  

Qualquer dia você irá enjoar de ficar surfando pela Web, ou ficar escutando IRCs, chats, listas de discussão, grupos de news ou seja lá o que for, e desejará dizer alguma coisa. Neste momento sua vida irá mudar. Tomara que possamos ajudar para que seja para melhor.  

De tempos em tempos somos tentados a evangelizar nosso oponente. Nunca veremos o fim das discussões sobre sistemas operacionais, sobre o melhor futebol do mundo, ou que existam pessoas que tenham visto discos voadores, e por aí vai. Durante todo o curso da história, ninguém tentou fazer isto sem parecer um completo idiota. Se você acredita ser a pessoa que terá sucesso onde milhões falharam, então você está preparado para ler sobre ...  
  
   Farpas (flames)  
Não há nada que você possa dizer sem ofender ninguém.  

  Farpas (violência verbal ou desaprovação), ofensas, desentendimentos, reações adversas e sentimentos feridos serão abordados nestes quatro tópicos verídicos: 


   Como evitar ofensas (ou como evitar a maior parte delas)


   Existem vários outros guias sobre Netiqueta disponíveis na Internet, este aqui foi baseado no artigo escrito por Patrick Crispen e no guia escrito por seu pai Bob Crispen.        

Guia Internet para Iniciantes