Moderação 

Netiqueta - RFC 1855

Seções deste documento:

  1. Introdução

  2. Regras

  3. Moderadores

Introdução

Nossa lista cresceu enormemente desde sua criação, em meados de Outubro de 2000, atingindo a contagem de 400 assinantes em agosto de 2001, e 713 em fevereiro de 2003.

Enquanto isso é um excelente índice do crescimento do acesso de banda larga no País, a popularização aumentou em muito o tráfego da lista e, conseqüentemente, o número de mensagens consideradas "inapropriadas". 

Vários de seus usuários mais antigos (e com mais capacidade de esclarecer dúvidas) deixaram a lista por não poderem gerenciar o volume diário de mensagens.

Surgiu, então, no início de setembro de 2001, a primeira iniciativa com resultados concretos para moderar a lista.

Um dos administradores da lista (Diego Garcia) adaptou algumas regras já conhecidas (de outras listas e também do RFC 1855) e convidou um grupo de usuários mais antigos para definir quem moderaria a lista e em que situações isso seria necessário.

Criou-se uma lista de discussão (mod_vj) dedicada exclusivamente à administração da lista e daí surgiu o modelo de moderação que hoje é empregado: caso algum dos moderadores julgue uma determinada mensagem inadequada à lista, responde diretamente ao autor do "e-mail", com cópia para a lista dos moderadores, explicando por que a mensagem não deveria ter sido mandada para a lista.

Esse sistema de moderação, chamado "posterior", deixa passar mensagens inadequadas, mas os autores são avisados da inadequação e espera-se que sejam mais cuidadosos da próxima vez, sob risco, em caso de reincidência, de punições que podem chegar ao cancelamento da assinatura e impedimento de novo cadastro.

 

Regras

A moderação é pautada pelas regras gerais de uso da lista, que são as seguintes:

Além da moderação, foram implementados algumas regras e filtros que de forma manual ou automática rejeitam mensagens "problemáticas" ou  aplicam advertências. As mais comuns são:

     

  1. Correntes, Spam, etc: mensagens contendo este tipo de material são terminantemente proibidas.

  2. Palavrões: mensagens contendo palavrões ou ofensas a pessoas integrantes da lista são proibidas na lista (ofensas as teles não serão motivo de moderação).

  3. Tamanho: mensagens para a lista podem ter no máximo 150Kb.

  4. Flames: mensagens com agressões pessoais são proibidas na lista. Se você quer agredir, o faça em PVT (Private, ou seja, mande direto para o destinatário).

De maneira geral, procure seguir a RFC 1855 (referente às regras de "Netiqueta").

Moderadores

Os moderadores tentam, dentro do possível, deixar claro por que julgam cada mensagem inadequada. Eles podem, porém, errar. Por isso todas as mensagens de moderação vão com cópia para a lista de moderadores. Assim, os moderadores também se moderam.

Além disso, se você discorda do motivo da moderação, não hesite em, educadamente, pedir maiores esclarecimentos. Lembre-se de fazê-lo diretamente ao moderador e não à lista.

Essas medidas são para a melhoria da lista e dos serviços providos a seus assinantes. Por favor, colabore tentando ao máximo seguir as regras de boa convivência na lista e seguindo as orientações dos moderadores, consciente do motivo. Em caso de dúvida, mais uma vez, não hesite em perguntar. Mas, acima de tudo, use o bom-senso!

Abaixo está a lista dos atuais responsáveis pela moderação: