Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.80.132.10
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

Moderação 

Netiqueta - RFC 1855

Seções deste documento:

  1. Introdução

  2. Regras

  3. Moderadores

Introdução

Nossa lista cresceu enormemente desde sua criação, em meados de Outubro de 2000, atingindo a contagem de 400 assinantes em agosto de 2001, e 713 em fevereiro de 2003.

Enquanto isso é um excelente índice do crescimento do acesso de banda larga no País, a popularização aumentou em muito o tráfego da lista e, conseqüentemente, o número de mensagens consideradas "inapropriadas". 

Vários de seus usuários mais antigos (e com mais capacidade de esclarecer dúvidas) deixaram a lista por não poderem gerenciar o volume diário de mensagens.

Surgiu, então, no início de setembro de 2001, a primeira iniciativa com resultados concretos para moderar a lista.

Um dos administradores da lista (Diego Garcia) adaptou algumas regras já conhecidas (de outras listas e também do RFC 1855) e convidou um grupo de usuários mais antigos para definir quem moderaria a lista e em que situações isso seria necessário.

Criou-se uma lista de discussão (mod_vj) dedicada exclusivamente à administração da lista e daí surgiu o modelo de moderação que hoje é empregado: caso algum dos moderadores julgue uma determinada mensagem inadequada à lista, responde diretamente ao autor do "e-mail", com cópia para a lista dos moderadores, explicando por que a mensagem não deveria ter sido mandada para a lista.

Esse sistema de moderação, chamado "posterior", deixa passar mensagens inadequadas, mas os autores são avisados da inadequação e espera-se que sejam mais cuidadosos da próxima vez, sob risco, em caso de reincidência, de punições que podem chegar ao cancelamento da assinatura e impedimento de novo cadastro.

 

Regras

A moderação é pautada pelas regras gerais de uso da lista, que são as seguintes:

  • Leia e guarde a mensagem de boas-vindas do servidor da lista, ela contém informações sobre como se descadastrar, o "e-mail" que você usou e outras coisas importantes. É sua responsabilidade aprender como funciona a lista e mandar a mensagem correta para o local correto!

  • Esta é uma lista para discussão de assuntos relacionados a Banda Larga, portanto não envie mensagens sobre outros tópicos ("OFF-TOPIC"). Além de gerarem ruído desnecessário, estas questões podem ser melhor respondidas em listas específicas.

  • Muitas perguntas podem já ter sido respondidas na lista. Faça uma busca no histórico em:  http://groups.yahoo.com/group/velocidadejusta/messages  

  • Considere a possibilidade de uso de outras fontes de informação (manuais, FAQs, HOWTOs, READMEs, etc que podem ser encontrados em nossa Home Page) antes de mandar perguntas para a lista. A documentação do nosso site é bastante extensa e completa. Assim a informação que você procura pode já estar disponível em nossa Home Page.

  • Na preparação de uma mensagem, tenha em mente que as máquinas dos outros assinantes não são iguais à sua. Mantenha as linhas das mensagens com menos de 72 colunas e com "carriage return" no fim. Evite HTML, vcards, MIME, etc... Use linhas em branco para separar as partes do texto, elas ocupam apenas um byte cada! É prática comum apagar mensagens ilegíveis sem sequer lê-las e, portanto, sem respondê-las.

  • Sempre que possível use o conjunto de caracteres ISO-8859-1 para compor suas mensagens.

  • Não mande anexos (attachments) ou figuras para a lista que tenham mais do que 150Kb. Lembre que muitos usuários podem acessar seu e-mail através de linha discada e mesmo os usuários de banda larga sofrem problemas de time-out de seus servidores de e-mail. Evite o desperdício de banda e o congestionamento da rede. Se seu arquivo for superior a este tamanho, disponibilize-o dentro do próprio diretório do Yahoo Groups (http://groups.yahoo.com/group/velocidadejusta/files).

  • Mande agradecimentos diretamente para quem eles se destinam. O restante dos assinantes não precisa receber este tipo de mensagem e não vai achar que você é mal-agradecido.

  • Não habilite mensagens automáticas de confirmação de recebimento para mensagens da lista. Isto gera um enorme tráfego inútil.

  • Não mande mensagens do tipo "eu também", "warez", "cross-posting", correntes, anúncios comerciais, testes, etc. Não envie alertas de vírus ou notícias semelhantes (fique a vontade para mandar notícias que tenham relação com o assunto Banda Larga/Telecomunicações/etc). Como regra tenha seu antivírus atualizado e busque em sites especializados (por exemplo o da Symantec) informações sobre novas ameaças.

  • Seja breve. Nunca diga em dez palavras o que pode dizer em menos. Lembre-se que quanto maior for a mensagem, menos pessoas terão paciência de lê-la (além de a lista ter limitação quanto ao tamanho das mensagens).

  • Seja claro. Esteja certo de que suas mensagens são fáceis de ler e entender. Reduza os erros de grafia e gramática. Inclua todas as informações necessárias para o entendimento correto do assunto tratado. O julgamento das pessoas a seu respeito será baseado no que você escreve, portanto, o tempo gasto revisando suas mensagens será bem aproveitado.

  • O título ("subject") da mensagem é o que permite que pessoas com pouco tempo decidam se lerão sua mensagem. Use títulos descritivos que reflitam o conteúdo da mensagem. Quanto tempo você já perdeu lendo mensagens com títulos confusos?

  • Se for usar assinatura, mantenha-a com não mais de 10 linhas e sem nenhum tipo de arquivo anexo (midis, gif's, etc).

  • Quando for responder alguma mensagem evite a inclusão pura e simples da mensagem original. Reduza o material original ao mínimo absolutamente necessário para ser entendido. Apague todo material irrelevante, cabeçalhos e assinaturas inclusive. Como regra: evite mandar mensagens em que o número de linhas novas seja menor que o das citadas.

  • Cheque o título antes de enviar uma resposta. Verifique se os destinatários estão corretos e se não está enviando cópias desnecessárias. 

    Não mande mensagens pessoais para a lista.

  • O meio mais fácil de aprender como usar a lista é "observar" como ela é utilizada pelos outros assinantes. Familiarize-se com ela antes de mandar mensagens. Alguns dias lendo as mensagens devem ser suficientes.

  • A comunicação com muitas pessoas através de uma mensagem de "e-mail" é bastante análoga à comunicação com uma única pessoa, exceto pela possibilidade de ofender um grande número de interlocutores mais facilmente. Portanto, seja conservador com o que escreve e liberal com o que recebe

    Gritar (escrever com maiúsculas), xingar ou menosprezar outras pessoas apenas fará com que pensem mal de você e reduzirá a vontade de ajudá-lo quando precisar de ajuda. "Smileys" :-) podem evitar confusões.

  • Não se envolva em brigas ("flame-wars"), nem envie ou responda a material provocativo. Não diga nada que você não diria para alguém em uma sala cheia de pessoas desconhecidas. Se você não está satisfeito, porque está lendo as mensagens da lista? Espere até que você tenha tido chance de se acalmar, uma boa noite de sono opera maravilhas. Se ainda assim você pretende responder a uma provocação ou iniciar uma discussão com alguém, faça-o fora da lista.

  • Mande respostas diretamente para quem perguntou e para a lista, com a palavra [SOLUÇÃO] no título. Não repita o que já foi dito.

  • Se você não obteve resposta com a rapidez que esperava, aguarde mais um pouco, dê uma chance para as pessoas acordarem, chegarem ao trabalho, ou estarem conectadas, antes de assumir que sua pergunta não chegou ou que ninguém se importa. A questão pode estar mal formulada ou não conter informações suficientes, ou pode ser muito complexa e ninguém saber a resposta.

  • Se você não sabe ou não tem certeza da resposta, não tente responder esta questão, deixe que outro mais afeto ao problema o faça.

  • Não mande o texto completo de artigos disponíveis na Internet; se julgar o artigo interessante, mande algumas linhas e um endereço onde os interessados possam ler o restante do texto.

Além da moderação, foram implementados algumas regras e filtros que de forma manual ou automática rejeitam mensagens "problemáticas" ou  aplicam advertências. As mais comuns são:

     

  1. Correntes, Spam, etc: mensagens contendo este tipo de material são terminantemente proibidas.

  2. Palavrões: mensagens contendo palavrões ou ofensas a pessoas integrantes da lista são proibidas na lista (ofensas as teles não serão motivo de moderação).

  3. Tamanho: mensagens para a lista podem ter no máximo 150Kb.

  4. Flames: mensagens com agressões pessoais são proibidas na lista. Se você quer agredir, o faça em PVT (Private, ou seja, mande direto para o destinatário).

De maneira geral, procure seguir a RFC 1855 (referente às regras de "Netiqueta").

Moderadores

Os moderadores tentam, dentro do possível, deixar claro por que julgam cada mensagem inadequada. Eles podem, porém, errar. Por isso todas as mensagens de moderação vão com cópia para a lista de moderadores. Assim, os moderadores também se moderam.

Além disso, se você discorda do motivo da moderação, não hesite em, educadamente, pedir maiores esclarecimentos. Lembre-se de fazê-lo diretamente ao moderador e não à lista.

Essas medidas são para a melhoria da lista e dos serviços providos a seus assinantes. Por favor, colabore tentando ao máximo seguir as regras de boa convivência na lista e seguindo as orientações dos moderadores, consciente do motivo. Em caso de dúvida, mais uma vez, não hesite em perguntar. Mas, acima de tudo, use o bom-senso!

Abaixo está a lista dos atuais responsáveis pela moderação:

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind