6 passos para diferenciar sua empresa da concorrência

Como sua empresa se destaca no mercado online? Com qual história você se destaca e conquista os clientes para sua empresa? Em resumo, o que torna sua organização única? A resposta é crucial para o sucesso da sua organização. E isso tem a ver com várias coisas:

empresa

1. Nem sempre o mais barato é o melhor

Com a concorrência (online) e os mercados online aumentando cada dia mais no Brasi, distinguir preços e condições já não é uma opção. Afinal, o consumidor exige de todos as mesmas condições de garantia e entrega. E se você baixar um preço, seu concorrente cairá alguns centavos. Distinguir pelo preço já não é um modelo de negócio sustentável. Muitas vezes outras estratégias podem ser mais decisivas na hora da compra.

Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos que deseja vender um Freezer vertical, precisa garantir sua funcionalidade, utilidade para empresa se for o caso, capacidade de economia de energia elétrica, dentre outros…

2. Relacionamento com o Cliente

O que vale é investir no relacionamento com seu cliente. Adquirir um novo cliente pode custar à sua organização até 25 vezes mais do que um cliente recorrente. O que torna sua loja única em relação à concorrência garante que os clientes se liguem a você e, portanto, prefiram comprar um produto de você em vez do concorrente ou dos mercados.

3. Estratégia de Marketing

Sua história única também ajuda a atrair novos clientes. É um trabalho árduo se destacar no mercado atual e ajuda se você tiver uma história muito clara e única sobre sua organização. Dessa forma, você apresenta ideias e conteúdo originais para seus canais mais rapidamente. Mas também é mais fácil trabalhar com parceiros que fazem isso por você. Com base na sua história única, eles podem fazer uma boa proposta muito mais rapidamente para uma campanha, por exemplo.

Por isso, estar presente nas redes sociais e humanizar a sua marca já não é uma opção se você deseja aumentar as vendas significativamente. Uma empresa que se mostra mais humana consegue atrair um público cada vez mais rápido pois as pessoas se identificam e gostam de compartilhar suas histórias.

4. Escolhas

Se você estiver claro sobre o que torna sua organização única e o que deseja proteger, formular um objetivo de negócios claro se tornará muito mais fácil. Com base em suas qualidades únicas e nesse objetivo, você poderá fazer melhores escolhas e indicar prioridades na sua empresa.

5. Marca do funcionário

Recrutar novos funcionários não foi tão difícil em tempos como no mercado pós-pandemia. Parece que todos podem encontrar um trabalho melhor em outro lugar. Os potenciais colaboradores estão a exigir mais nas condições (secundárias) e também se podem dar ao luxo de serem mais críticos em relação aos valores de uma organização. Uma história única ajuda a se destacar nas listas de vagas e a vincular os funcionários a você por muito tempo.

6. Trabalhem todos na mesma direção

Talvez o maior desafio em uma organização em crescimento: colocar todos na mesma página. Muitas vezes vemos que, quando perguntamos sobre o caráter distintivo da empresa, surgem diferentes respostas. Ao investirmos juntos na formulação clara do que torna sua organização única, garantimos que todos tenhamos o mesmo entendimento e possamos avançar mais rapidamente.

O que torna sua loja única tornou-se, portanto, uma questão crucial. Mas formular uma resposta é bastante difícil. Você deve ter uma compreensão clara de seus serviços/produtos, ter mapeado as evoluções do setor e da concorrência, conhecer seu público-alvo e as necessidades desse público-alvo, e então esses valores únicos também devem estar associados à organização e a paixão da gestão.